Institucional

18/08/2017

Conheça os candidatos ao Conselho Estadual da Cultura

No total, 54 pessoas foram habilitadas como delegados-candidatos para as eleições, que começam neste sábado (19/08), em Curitiba

Eleições CONSECNesta sábado (19/08) inicia a Conferência Estadual de Cultura 2017, convocada para eleger os novos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual da Cultura (CONSEC). As eleições serão realizadas nas oito macrorregiões histórico-culturais do Estado, de 19 de agosto a 3 de setembro. Cerca de 1000 pessoas se cadastraram como eleitores e 54 representantes das macrorregiões e das áreas artístico-culturais foram habilitados como delegados-candidatos. A relação e os currículos destes candidatos podem ser consultados AQUI.

No dia da eleição, o eleitor poderá votar em apenas um candidato da macrorregião a que pertence e um candidato da área cultural, conforme opção no ato da sua inscrição. Além disso, deve apresentar um documento oficial com foto. O eleitor que não apresentar a documentação solicitada não poderá participar da eleição.

Serão escolhidos os conselheiros titulares e respectivos suplentes, representantes das oito regiões histórico-culturais definidas no Decreto nº. 6161/2012, e os representantes das 10 áreas artístico-culturais: artes visuais; audiovisual; circo; ópera; teatro; dança; música; literatura, livro e leitura; patrimônio cultural material e imaterial; e manifestações populares, tradicionais e étnicas da cultura.

O CONSEC
Criado pela Lei 17063/12, o CONSEC é composto por 36 membros, numa estrutura paritária, com representantes do poder público e da sociedade civil. O primeiro CONSEC foi eleito em 2012 para um mandato de dois anos, concluído em 31 de julho de 2014. A segunda gestão tomou posse em agosto de 2015 e concluiu o mandato em 8 de agosto deste ano.

Entre as atribuições dos conselheiros estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras importantes ações.

Serviço
Eleições para o Conselho Estadual da Cultura (CONSEC)
De 19 de agosto a 3 de setembro de 2017
Currículo dos candidatos: CLIQUE AQUI
Informações: (41) 3321-4706 e (41) 3321-4732

Fonte: SEEC

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.