10/10/2017

Museus do Estado abrem em horário especial durante feriadão da padroeira do Brasil

Nos dias 12 e 13 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, o público poderá visitar os espaços da Secretaria de Estado da Cultura em horários especiais. No final de semana os espaços funcionam normalmente. A Biblioteca Pública do Paraná e o Centro Juvenil de Artes Plásticas ficam fechados e voltam a funcionar somente na segunda-feira.

No Museu Alfredo Andersen, os visitantes encontram as mostras “Diálogos tridimensionais”, “Espaço Interno”,“Je ne sais quoi” e “Movimento Sobre Rodas”. Além disso, o público pode conferir a exposição “Arte e Vida”, com obras de Faisal Iskandar, Sergio Adriano H e Vilma Slomp, que integra a Bienal Internacional de Curitiba.

Quem passar pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná durante o feriado vai poder conferir a exposição “Jesus Santoro, a revelação de um mestre”, com curadoria de João Urban. A mostra é dedicada à arte quase desconhecida deste fotógrafo que influenciou grandes nomes da fotografia no Paraná, mas cujo trabalho foi pouco difundido em vida. Os visitantes podem também fazer uma imersão no acervo tridimensional do museu, composto por câmeras fotográficas e filmadoras, moviolas, gravadores, televisores, rádios, vitrolas e projetores.

Já no Museu Oscar Niemeyer o público poderá apreciar a exposição “Bienal de Curitiba 2017”. Nesta edição, intitulada “Antípodas – Diverso e Reverso”, a China é o país homenageado. E ainda: “Não está claro até que a noite caia”, “Memória e Momento – Salão Paranaense”, “Los Carpinteros”, “Masao Yamamoto: O Sensei das Imagens Pequenas”, “Na oração, que desaterra... a terra”, “Museu em Construção”, “Cones” e “Espaço Niemeyer”.

O público que comparecer ao Museu Paranaense poderá conferir outra mostra integrante da Bienal de Curitiba: “Porque o mundo nunca deve perder o seu afeto”, de curadoria de Royce W. Smith e Dannys Montes de Oca. Além das exposições históricas: “Ney Braga: 100 anos na história do Paraná”, “Gufan – O Paranaense de dois mil anos”, “A cidade e suas ruas: retratos dos personagens de Curitiba”, “Igrejas Ucranianas no Paraná”, “Memorial à Indústria da Erva-Mate”, “Moedas Romanas”, entre outras.

No Museu de Arte Contemporânea do Paraná os visitantes encontrarão as mostras “Anos 60/70: Um panorama”, com curadoria de Ronald Simon, e “Bicicleta”, composta por aproximadamente 30 fotografias em que a presença da bicicleta é uma constante. A exposição celebra os 40 anos de carreira de Eduardo Nascimento.

O Museu do Expedicionário exibe a exposição permanente do museu ao público, que retrata a participação que a Força Expedicionária Brasileira (FEB) teve durante a Segunda Guerra Mundial.

Confira o horário de funcionamento dos museus
Horário de funcionamento dos museus

Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262. Curitiba-PR.

Museu da Imagem e do Som do Paraná - Rua Barão do Rio Branco, 395. (41) 3232-9113. Curitiba-PR.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Rua Desembargador Westphalen, 16. (41) 3323-5328. Curitiba-PR.

Museu do Expedicionário – Praça do Expedicionário, s/nº. (41) 3362-8231. Curitiba-PR.

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400. Curitiba-PR.

Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300. Curitiba-PR

Fonte: SEEC