Notícias

10/10/2017

Acervo do Museu Paranaense é selecionado pelo Programa Memória do Mundo da UNESCO

seecParte do acervo de Vladimir Kozák do Museu Paranaense (MP) agora pertence ao Programa Memória do Mundo da UNESCO - Brasil. Primeiro museu do Paraná a integrar o programa, ficou entre os 10 selecionados das 22 candidaturas inscritas no Edital MoWBrasil 2017. A votação ocorreu nos dias 2 e 3 de outubro desse ano, em Belo Horizonte, em sessão plenária do Comitê MoWBrasil.

As obras selecionadas para o programa correspondem ao acervo iconográfico, filmográfico e textual dos povos indígenas brasileiros, produzidos entre os anos 1948 e 1978, período em que Kozák produziu várias filmagens para o Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná, entre elas um documentário dos índios Xetá, desconhecidos até então.

Com o aumento da conscientização sobre a preservação e acesso ao patrimônio documental de várias partes do mundo, o Programa Memória do Mundo foi criado em 1992 pela UNESCO. A seleção de acervos é feita a cada dois anos em conjunto com o Conselho Internacional de Arquivos.

Vladimir Kozák
A obra total de Vladimir Kozák reúne 36 horas de filmes em 16 mm, coloridos e não sonorizados. O acervo é formado por filmes, fotografias, desenhos e aquarelas que retratam temas variados como o cotidiano de grupos indígenas brasileiros, manifestações da cultura popular, registros de comunidades e de cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Joinvile, além de temas diversos sobre o Paraná.

Entusiasmado com a nomeação do museu, o diretor do MP, Renato Carneiro, parabenizou a equipe, “parabéns a todos os envolvidos na preservação desta importante parcela da herança cultural do Paraná, que está depositado no Museu Paranaense e pertence a todos os brasileiros a partir de agora”.

Fonte: SEEC

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.