Biblioteca

13/11/2017

Escritora Gessy Gesse participa de bate-papo sobre sua história com Vinicius de Moraes

Gessy GesseA Biblioteca Pública do Paraná promove, no dia 22 de novembro, um bate-papo sobre o livro Minha vida com o poeta, da escritora Gessy Gesse, que também autografa a obra. A mediação fica a cargo do jornalista e escritor Marcio Renato dos Santos. O evento acontece na Arena BPP, no Hall Térreo, a partir das 15h, e faz parte da programação do Mês da Consciência Negra, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC).

A baiana Gessy Gesse ficou conhecida nacionalmente nos anos 1970, quando se casou com o poeta Vinicius de Moraes (1913-1980), tornando-se então a sétima mulher do Poetinha. É sobre essa experiência, repleta de parcerias, que a escritora fala em seu livro. São histórias sobre a convivência do casal, permeadas por comentários sobre a realidade social da Bahia daquela época.

A escritora, que viveu com o poeta e compositor durante 7 anos, revela como essa união influenciou a vida e a carreira do autor, consagrado mundialmente pela música “Garota de Ipanema”, composta em parceria com Tom Jobim. Ao conhecer Gessy, Vinicius mergulhou no universo do candomblé e da capoeira e criou ao lado do violonista Baden Powell, os afrossambas, o que representou uma nova fase em sua trajetória artística.

Gessy Gesse iniciou sua carreira como atriz nos anos 1960, entre diversos trabalhos, atuou em filmes como: Sol sobre a lama (1963), de Alex Viany (1918-1992), e Senhor dos Navegantes (1963), de Aloiso T. de Carvalho. Também realizou vários projetos como produtora cultural e foi homenageada por Vinicius nas composições “Morena Flor” e “Samba de Gesse”.

Serviço
Bate-papo e sessão de autógrafos do livro Minha vida com o poeta, de Gessy Gesse
Mediação do jornalista e escritor Marcio Renato dos Santos
Dia 22, às 15h
Arena BPP, no Hall Térreo da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133)
Entrada gratuita
Informações: (41) 3221-4974

Fonte: BPP

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.