Notícias

13/11/2017

Confira a programação desta semana do Mês da Consciência Negra

seecEm sua terceira edição, o Mês da Consciência Negra está repleto de apresentações musicais, exposições, palestras e oficinas na programação. A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) promove até o final do mês atrações gratuitas que resgatam e valorizam a cultura afro-paranaense.

Nesta terça-feira, dia 14 de novembro, às 15h, a professora Clemilda Santiago Neto, historiadora e especialista em educação patrimonial, ministra a palestra “Quilombos e tecnologia - a informação e a ocupação do espaço brasileiro” no Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria Estadual da Cultura).

Já na sexta-feira, dia 17, às 16h, a professora Dra. Aparecida de Jesus, autora do livro “As bonecas negras de Lara”, fala sobre “Autobiografias de experiências com o racismo e empoderamento” na Biblioteca Pública do Paraná. No mesmo dia, às 17h, o Museu Paranaense abre a exposição “Mestre Maé da Cuíca: Carnaval, Samba e Futebol”. Uma apresentação musical com roda de samba anima a abertura do evento.

Sábado, dia 18h, uma mesa-redonda aborda o tema “Fortalecendo culturas - religião e tradições de matrizes africanas” no Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria Estadual da Cultura).

E no domingo, dia 19, a programação se concentra no Museu Oscar Niemeyer. Das 11h às 17h tem Oficina de confecção de bonecas abayomi com a equipe do Educativo do MON. No Parcão, às 14h, Roda de capoeira. E até o dia 25 de novembro, no miniauditório, a exibição “Negros no Paraná” apresenta as fotografias de Fernanda Castro resultado de uma pesquisa de campo em 38 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Paraná.

A programação completa do Mês da Consciência Negra está disponível em www.cultura.pr.gov.br.

Serviço
Auditório Brasílio Itiberê
Rua Cruz Machado, s/n. Anexo à Secretaria de Estado da Cultura. Curitiba/PR

Biblioteca Pública do Paraná
Rua Cândido Lopes, 133. Curitiba/PR

Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999. Curitiba/PR

Museu Paranaense
Rua Kellers, 289. Curitiba/PR
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.