14/11/2017

Museus do Estado abrem neste feriado da Proclamação da República

Nesta quarta-feira, dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, o público poderá visitar os espaços culturais da Secretaria de Estado da Cultura em horários especiais, com exceção da Biblioteca Pública do Paraná e do Centro Juvenil de Artes Plásticas, que estarão fechados.

Quem for ao Museu Alfredo Andersen poderá conferir a instalação “Movimento sobre rodas”, uma reflexão sobre a questão da mobilidade urbana proposta pelo uso da bicicleta. Integrando a Bienal Internacional de Curitiba, a exposição “Arte e Vida” traz obras de Faisal Iskandar, Sergio Adriano H e Vilma Slomp. Recentemente a mostra “Semana Andersen” foi inaugurada no Museu e traz telas, desenhos, objetos e uma reprodução do Atelier de Alfredo Andersen, artista que dá nome ao museu.

Já quem optar por fazer uma visita ao Museu de Arte Contemporânea do Paraná poderá aproveitar as exposições “Anos 60/70: Um panorama”, com curadoria de Ronald Simon, e “Bicicleta”, uma mostra que homenageia os 40 anos de carreira do fotógrafo Eduardo Nascimento e conta com aproximadamente 30 fotografias cuja presença da bicicleta é constante.

O Museu do Expedicionário exibe a exposição permanente que faz um retrato da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial.

No Museu Oscar Niemeyer o visitante poderá participar da oficina “Recorte, colagem e desenho”, das 11h às 17h, e da visita mediada pela “Bienal de Curitiba”, que acontece duas vezes durante o feriado: às 11h e às 15h. E o público poderá visitar também as mostras: “Los Carpinteros: Objeto Vital”, “Masao Yamamoto: o sensei das pequenas coisas”, “Memória e Momento - Salão Paranaense”, “Luz = Matéria”, “Antologia Poética”, “Não está claro até que a noite caia” e “Museu em Construção”. Nas quartas a entrada é sempre gratuita. A retirada dos ingressos pode ser feita na bilheteria até as 17h30.

Já no Museu Paranaense há outra mostra da Bienal Internacional de Curitiba: “Porque o mundo nunca deve perder o seu afeto”, de curadoria de Royce W. Smith e Dannys Montes de Oca. Além das exposições históricas: “Imigração no Paraná”, “Ney Braga: 100 anos na história do Paraná”, “Gufan – O Paranaense de dois mil anos”, “A cidade e suas ruas: retratos dos personagens de Curitiba”, “Igrejas Ucranianas no Paraná”, “Memorial à Indústria da Erva-Mate”, “Moedas Romanas”, entre outras.

Quem passar pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná terá a oportunidade de conferir a exposição “Jesus Santoro – A Revelação de Um Mestre”, com curadoria de João Urban, apresentando um pouco da grande carreira do fotógrafo, que influenciou a fotografia no Paraná. Além disso, poderá fazer uma imersão no acervo tridimensional do museu, composto por câmeras fotográficas e filmadoras, moviolas, gravadores, televisores, rádios, vitrolas e projetores.

Horários dos museus no Feriado da Proclamação da República

Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262. Curitiba-PR.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Rua Desembargador Westphalen, 16. (41) 3323-5328. Curitiba-PR.

Museu da Imagem e do Som do Paraná - Rua Barão do Rio Branco, 395. (41) 3232-9113. Curitiba-PR.

Museu do Expedicionário – Praça do Expedicionário, s/nº. (41) 3362-8231. Curitiba-PR.

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400. Curitiba-PR.

Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300. Curitiba-PR.

Fonte: SEEC