12/04/2018

Dez municípios vão aderir ao sistema de tecnologia para museus

Prefeitos, SEEC e COSEM assinam novo convênioNesta quinta-feira (12), estiveram presentes na sede da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), prefeitos e representantes dos municípios de Campo Largo, Araucária, Piraquara, Palotina,  Almirante Tamandaré para a assinatura de  um convênio com a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM) e a SEEC, para a utilização da Rede de Informações Museus Paraná| Pergamum Museus, em seus museus municipais. As cidades de União da Vitória,  Ponta Grossa, Palmeira, Colombo, Ibiporã devem assinar a nova parceria nos próximos dias.

Desenvolvido pela SEEC em parceria técnica científica com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), o software de gestão de acervos possibilita a catalogação, gerenciamento e, principalmente, a consulta e o acesso público dos acervos dos museus, permitindo por meio da internet, a pesquisa de informações técnicas dos acervos, otimizando a comunicação. "Esse sistema representa também mais facilidade na pesquisa e atendimento e a  democratização do acesso a informações da base museológica do Paraná", explica o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

Para o prefeito de Campo Largo, um dos municípios a adotar o Pergamum Museus, o sistema representa a tecnologia  a serviço da cultura, preservando a história com afeto e carinho mas, também, com qualidade e seriedade. "Fazendo isso no presente, deixamos para as futuras gerações tudo aquilo que recebemos, não só de legado, mas de trabalho, rapidez e eficiência ", explica.

Estiveram presentes na solenidade:  o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel;  o diretor geral do Departamento de Cultura de Almirante Tamandaré, Pedro Gonçalves; o prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi; a diretora do Departamento de Cultura de Campo Largo, Lindamir Ivanoski; o prefeito de Palotina, Jucenir Leandro Stentzler; o Deputado Estadual Elio Lino Rusch; o secretário de Cultura e Turismo de Araucária,  Eduardo Tavares de Lira; a secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Piraquara, Cristina Maria Rizzi Galerani e o coordenador da COSEM, Renato Carneiro Jr. e a gestora da Rede de Informações Museus Paraná, Ellen C. do Nascimento.

Para consultar os acervos que já fazem parte da Rede de Informações Museus Paraná| Pergamum Museus, acesse www.memoria.pr.gov.br.

Fonte: SEEC