Institucional

09/10/2018

Confira a programação dos museus no feriado

Os museus do Estado, mantidos pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), estarão abertos no feriado do dia 12/10, data reservada para homenagem da Nossa Senhora Aparecida, e quando também é comemorado o Dia das Crianças.Funcionam em horário especial o Museu Paranaense (MP), o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), o Museu Oscar Niemeyer (MON) e o Museu do Expedicionário (MEXP).

Os demais espaços mantidos pela SEEC permanecem em obras. O Museu Alfredo Andersen (MAA) passa por reconfiguração do espaço para exposições desde agosto deste ano. Já o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) funciona agora em uma sala no MON desde o mês passado, para que sejam iniciadas as obras de restauro do complexo de prédios da sede do museu. 

Em cartaz 

Quem for ao MON vai poder conhecer as 150 obras do fotógrafo Pierre Verger. A mostra que leva o nome do artista, em exibição desde o fim de setembro, reúne trabalhos das diversas fases do autor, como o cotidiano de lazer na França, as imagens feitas para a imprensa francesa, e o registro da Segunda Guerra Mundial. Pierre Verger (1902 -1996) foi fotógrafo, etnólogo e antropólogo e viveu parte da sua vida na cidade de Salvador, na Bahia.

Já quem for ao Museu Paranaense, pode conferir a história da Escola de Música e Belas Artes, na exposição "Belas Artes 70 anos: Ensinando e Produzindo Arte". A mostra conta a trajetória da escola apresentando as diversas fases e a excelência dos profissionais que passaram pela instituição.

No MIS-PR, a dica é conferir a Exposição “CINEMIS”, mostra que faz um resgate da história do cinema, com fotos dos filmes clássicos do passado e contemporâneos. Estão expostos também, equipamentos como filmadoras de outras épocas, bem como livros, periódicos, cópias de filmes em DVD, cartazes de cinema e outros documentos históricos do “Acervo do Cine Morgenau”, também mantido no museu.

O Museu do Expedicionário é outra boa opção de lazer.  Lá, o visitante pode conhecer um pouco mais sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, com destaque para a participação dos paranaenses no combate. Além do material histórico, materiais bélicos e armamentos utilizados na guerra pela Força Expedicionária Brasileira, pela Força Aérea Brasileira e pela Marinha de Guerra do Brasil podem ser vistos por lá.

Confira o horário de funcionamento dos museus neste feriado e final de semana:


Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes 999
Feriado, sábado e domingo das 10h às 18h.

Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV.
Feriado:10h ao 12h e das 14h às 17h. Sábado das 13h às 17h. Domingo  fechado. 

Museu Paranaense
Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco
Feriado, sábado e domingo das 10h às 16h.

Museu da Imagem e do Som do Paraná
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro
Feriado, sábado e domingo das 10h às 12h30 e das 13h às 16h

Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Em reforma

Museu Alfredo Andersen
Em reforma

Fonte: SEEC

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.