Biblioteca

05/12/2018

Biblioteca e Academia Paranaense de Letras publicam obra de Ernani Reichmann

LivroA Biblioteca Pública do Paraná realiza o lançamento de A noite do absoluto, livro de Ernani Reichmann, no dia 12 de dezembro (quarta-feira) a partir das 17 horas na Arena BPP. Publicada em parceria com a Academia Paranaense de Letras, a obra traz o texto original de Reichmann, editado em 456 páginas, além de uma apresentação assinada por Ernani Buchmann, o presidente da APL, e o prefácio de Guido Viaro, escritor e ocupante da Cadeira 14 da instituição. O desenho da capa é de autoria do artista Visca. A entrada é franca.

Publicado originalmente em 1978, A noite do absoluto é considerado um dos pontos altos da produção de Ernani Reichmann (1920-1984), gaúcho que se radicou em Curitiba, onde constituiu família e elaborou vasta obra, com mais de 50 títulos. Professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi um estudioso da obra do filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard (1813-1855).

De acordo com o presidente da APL, Ernani Buchmann, a produção intelectual de Reichmann é relevante, porém pouco conhecida entre as novas gerações e precisa de visibilidade. “Daí a necessidade de reeditar A noite do absoluto, importante parceria entre a Biblioteca Pública e a Academia Paranaense de Letras”, diz Buchmann. O diretor da BPP, Rogério Pereira, afirma que, para a instituição, é fundamental recuperar o legado de escritores paranaenses: “Esperamos que esta reedição coloque, novamente, a produção de Ernani Reichmann em evidência”.

Em A noite do absoluto, Reichmann se vale de heterônimos, entre os quais Sorte Peer, van der Lubbe e van Neutgen, para — por meio de uma narrativa literária — discutir aspectos da condição humana e a obra de Kierkegaard, especialmente a morte, mencionada de maneira indireta no título (“noite do absoluto”).

Serviço:

Lançamento de A noite do absoluto, de Ernani Reichmann
Dia 12 de dezembro, a partir das 17 horas, na Arena BPP
Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 — Curitiba, Paraná)
Mais informações: (41) 3221-4994.

Fonte: BPP

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.