11/04/2019

Duas novas exposições abrem no MON nesta quinta-feira

Individual de Ivens Machado e a mostra "O que é Original", de Marcelo Conrado, inauguram às 19 horas; entrada é gratuita

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre nesta quinta-feira (11), às 19 horas, duas novas exposições: "Mestre de Obras", de Ivens Machado, e "O Que é Original?", do artista Marcelo Conrado. A entrada é gratuita.

A mostra de Ivens, que foi produzida pelo MON, traz desenhos, esculturas, fotografias e vídeos relacionados a diferentes períodos da trajetória do artista, procurando criar um diálogo entre as várias vertentes. Ivens Machado, que começou a atuar na década de 1970, foi um dos artistas mais importantes de sua geração e um dos pioneiros da videoarte no Brasil.

Ivens Machado

“Parte do legado de um dos artistas mais importantes de sua geração está agora acessível ao público do Paraná e do Brasil, graças a essa imperdível realização do Museu Oscar Niemeyer”, disse o secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José.

“A exposição apresentada pelo Museu Oscar Niemeyer mostra ao público um conjunto expressivo de obras desse importante artista brasileiro, que influenciou várias gerações”, afirmou a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Com genialidade, ele conseguiu extrapolar a matéria, permitindo que seu trabalho evoque sensações”, disse.

Marcelo Conrado

"O que é Original" traz um questionamento do artista sobre a autoria na arte — doutor em Direito pela UFPR e professor na mesma universidade, ele une na exposição duas reflexões das suas vertentes profissionais: a arte e o Direito.

“Conrado vem construindo sua carreira quase como quem faz uma escrita e vai relatando a memória”, diz o secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José.

“Marcelo Conrado instiga a reflexão sobre o uso e o direito da imagem e esse é o papel do museu”, afirma Juliana Vosnika.

Artista formado no Centro Juvenil de Artes Plásticas de Prudentópolis, foi depurando seu estilo e tem duas fases distintas: a fase inicial cromática, com intensidade de cores, e a fase em preto e branco, onde ele consegue impor um novo percurso. “É um artista já reconhecido, mas que precisa ter suas obras revisitadas constantemente”, afirma o secretário Hudson José.

De acordo com a curadora Maria José Justino, "Conrado se equilibra em duas vertentes. Na pintura, exercita sua expressão, emoção e subjetividade”, explica.

A mostra conta ainda com um painel de LED com frases em movimento, que remete a locais públicos de grande circulação que utilizam tal ferramenta de comunicação. Ao final, uma obra interativa convidará o público a deixar contribuições para possíveis futuros trabalhos do artista.

Serviço:

Abertura das exposições "O que é Original?", de Marcelo Conrado, e "Mestre de Obras", de Ivens Machado

Dia 11 de abril de 2019, às 19 horas. Entrada gratuita

Período expositivo: até 28 de julho (Ivens Machado) e 18 de agosto (Marcelo Conrado).

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999.

Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h. Ingressos R$20 e R$10 (meia-entrada)