• Twitter Cultura Paraná
  • Facebook
  • blogspot
  • RSS
  • Tumblr

Biblioteca Cidadã

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e as prefeituras. As Bibliotecas Cidadãs têm por objetivo oferecer aos municípios paranaenses um equipamento cultural que promova a democratização do conhecimento, pelo acervo de livros e pela possibilidade de inclusão digital, por meio dos telecentros.

Para tornar a Biblioteca Cidadã uma realidade nos municípios, o Governo disponibiliza a construção da sede, em terreno que é oferecido pela prefeitura de cada cidade atendida. Os equipamentos também são adquiridos pelo Governo do Estado, assim como a qualificação pessoal, feita por técnicos da Biblioteca Pública do Paraná. Essa ação conjunta estreita ainda mais a importante parceria entre Estado e municípios.

A edificação, depois de pronta, reúne cultura e tecnologia e concentra, no mesmo espaço, acervo inicial de dois mil livros e um telecentro equipado com cinco computadores com acesso à Internet. A Biblioteca Cidadã possui salão comunitário, espaço cívico e de recreação. O local estimula a valorização cultural da região – com artistas locais que pintam um painel na entrada principal. O projeto também prevê o plantio de árvores nativas no terreno.

A Biblioteca Cidadã possui um acervo que contempla todos os gêneros literários com objetivo de promover a inclusão cultural e intelectual da população de cada região atendida.

Em 2011 e 2012 foram inauguradas 98 Bibliotecas Cidadãs em diferentes regiões do Estado, totalizando 300 unidades.
Recomendar esta página via e-mail: