Currículo - Denise Sartori

Denise Sartori, nasceu em Curitiba e, após formar-se em Biologia, iniciou seus estudos de canto com a professora Leila Farah em São Paulo. Graduou-se na Escola de Música e Belas Artes do Paraná sob a orientação da professora Neyde Thomaz. Dando continuidade aos seus estudos na Inglaterra, concluiu o curso de pós graduação no Royal Northern College of Music, como bolsista da VITAE, recebendo o prêmio de distinção. Na mesma instituição, como bolsista da CAPES, concluiu seu mestrado, também com distinção, sob a orientação do renomado barítono inglês Neil Howlett. Vencedora de vários concursos, entre eles: jovem solista, da Orquestra Sinfônica de São Paulo, Torneio Internacional de Cantores, para representar o Brasil em Beijin, China, Concurso Nacional Pavarotti, sendo a única brasileira a participar do Gala Concert, no Philadelphia Opera Theatre, promovido por este tenor. Classificou-se em primeiro lugar no concurso Alice and Bert Shawcross, em Manchester, Inglaterra.
Recebeu, ainda na Inglaterra o Prêmio Ricordi de Ópera por sua atuação na obra de Benjamin Britten, Phaedra. Entre as apresentações que tem feito, destacam-se a participação no concerto histórico em comemoração aos 100 anos de fundação do Royal Northern College of Music.
Participou por dois anos consecutivos do tradicional concerto “The Last Night of the Proms” em Manchester. Escolhida para o “Principals Concert”, promovido pelo compositor e superintendente do RNCM, Sir John Manduell. Cantou no Royal Theatre em Londres, no Covent Garden Festival, sob a orientação da soprano Gweeneth Jones. Apresentou-se em Quito, Equador, na Missa de Santa Cecília do compositor brasileiro Padre José Maurício Nunes Garcia.No Brasil atuou como solista das principais orquestras brasileiras e seu repertório inclui música de câmera, sinfonica, sacra e óperas.Paralela a sua carreira de cantora, Denise dedica-se também ao ensino do canto, anatomia e fisiologia vocal e é pesquisadora nestas áreas. Vem atuando como professora em vários festivais de música e ministrando vários masterclasses no Brasil e no exterior. Denise atua como professora no Curso Superior de Canto na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde é Coordenadora de Curso e Chefe de Departamento e onde também participou da organização do primeiro Curso de Pós-Graduação em Canto no Paraná, nesta mesma entidade. É a atual presidente da PróMúsica de Curitiba. Promove, com jovens cantores, a execução de óperas e obras contemporâneas ainda inéditas no nosso país. Dentre as óperas que dirigiu estão, The Hand o Bridge (Menotti), The Waiter’s Revange (Oliver), Il Maertro di Capella (Paër), The Trial by Jury (Gilbert & Sullivan), Chip and His Dog (Menotti), Il Papagalo (Dottori), A Outra (Riederer), Fadário (Riederer), Ode à Lídia (Fukushima), Blasfêmia Triunfal (Aroldi), The King Arthur (Purcell), Monsieur Cheifleuri Restera Chez lui le... (Offenbach), Mirandolina (Martinu), O Fantasma de Canterville (Zenamon), A Solteirona e o Ladrão, O telefone (Menotti), The Mikado (Gilbert and Sullivan). Denise também performou, como atriz, a personagem Ofélia, na novela Laços de Família de Manoel Carlos, pela Rede Globo de Televisão.
Recomendar esta página via e-mail: