• Twitter Cultura Paraná
  • Facebook
  • RSS
  • Tumblr
  • Instagram
 

Plano Estadual de Cultura - PEC-PR

Dando continuidade ao trabalho de consolidar a institucionalização da cultura no Paraná, que teve início com a criação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e do Conselho Estadual da Cultura (CONSEC), e com a adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), trabalha agora na finalização do Plano Estadual de Cultura (PEC-PR), que vai nortear as políticas públicas para a cultura nos próximos 10 anos. Esta é mais uma meta que o Governo do Paraná cumpre, para consolidar o seu Sistema Estadual da Cultura.

O objetivo do PEC-PR é assegurar o estabelecimento de um sistema de gestão pública participativa, acompanhamento e avaliação das políticas culturais, valorização, proteção e promoção do patrimônio e da diversidade cultural, acesso à produção e fruição da cultura em todos os municípios paranaenses, além da inserção da cultura em modelos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico.

O documento foi elaborado por um grupo de trabalho, o GT PEC/PR, composto por membros do Conselho Estadual da Cultura e técnicos da SEEC. O grupo usou as diretrizes estipuladas pelo Plano Nacional de Cultura para estabelecer metas e ações específicas para o Paraná.

O trabalho contou com a consultoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conveniada com o Ministério da Cultura (MINC), para dar orientação às cidades e aos estados interessados na formulação de seus planos de cultura.

Minuta do Plano Estadual da Cultura - 14/08/2015

Diagnóstico PEC-PR

Cronograma das audiências públicas para apresentação do PEC-PR
Recomendar esta página via e-mail: