• Twitter Cultura Paraná
  • Facebook
  • RSS
  • Tumblr
  • Instagram
 

Publicações SEEC

Revista Helena  
Reviista Helena A Revista Helena é uma publicação que apresenta novos olhares para a cultura paranaense. O nome é uma justa homenagem à grande poeta Helena Kolody, e também à civilização helênica, berço da produção cultural do ocidente.

Em cada edição um tema conduz o leitor ao conteúdo que mostra um pouco da atividade cultural paranaense, a partir do olhar atento de colaboradores que conhecem a fundo nossas histórias.
Jornal Cândido  
Jornal Cândido Cândido é uma publicação mensal da Biblioteca Pública do Paraná, com distribuição gratuita, voltada para o universo dos livros e da literatura. O primeiro número é de agosto de 2011.

Com tiragem de 10 mil exemplares, a publicação é distribuída em diversos espaços culturais de Curitiba, nas escolas e em toda a rede estadual de bibliotecas.

Ações de leitura, mercado editorial, perfis, entrevistas com escritores, tirinhas, ilustrações, caricaturas e inéditos – contos, poemas, crônicas e trechos de romance, além das iniciativas da BPP. A cada mês, é isso que o leitor encontra nas páginas do Cândido, batizado em homenagem ao endereço da BPP, localizada na Rua Cândido Lopes, 133, no coração de Curitiba. O jornal é mais um espaço de comunicação da Biblioteca com seus frequentadores e entusiastas.
Nicolau  
Nicolau O Nicolau foi um suplemento cultural, que circulou de 1987 a 1996, com 60 números publicados. Iniciativa de um grupo formado por nomes como Josely Vianna Baptista, Adélia Maria Lopes, Wilson Bueno (1949-2010) e Luiz Antônio Guinski, o Nicolau abriu espaço para a produção poética e de ficção brasileira.

Paulo Leminski, Ferreira Gullar, Dalton Trevisan, Milton Hatoum, Jamil Snege e Sérgio Sant'Anna, entre outros, foram alguns dos muitos autores que publicaram no jornal editado pela SEEC. Além de inéditos, Nicolau, coordenado na maior parte de seu percurso pelo escritor Wilson Bueno, também publicou conteúdo jornalístico, como reportagens, resenhas de livros e entrevistas com grandes nomes da cultura.

Recentemente, a SEEC colocou em circulação a edição impressa do Nicolau, com tiragem de 2 mil exemplares, e disponibilizou o conteúdo gratuitamente de forma online.

     
Recomendar esta página via e-mail: