Agentes de Leitura do Paraná

O projeto Agentes de Leitura do Paraná tem como objetivo facilitar o acesso ao livro e incentivar a leitura e a literatura. A ação é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná, da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Programa Família Paranaense) e a empresa Audi do Brasil. Os recursos do projeto são provenientes do Programa Paraná Competitivo. A primeira edição do Agentes de Leitura, em 2016,  contou com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência do Paraná (FIA).

A ação está inserida nas diretrizes do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura do Paraná (PELLL), que promove a continuidade de projetos de leitura, por meio de parcerias entre a SEEC,  instituições da sociedade civil e outros órgãos do Estado. 

O projeto iniciou com o cadastramento de 80 agentes de leitura e quatro agentes articuladores, que atuaram nas cidades de Apucarana, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Pinhais. Foram 20 agentes de leitura e um agente articulador por município. Em 2017 e 2018, a segunda edição do Agentes de Leitura formou 50 novos agentes de leitura que atuaram em dez municípios paranaenses: Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Paranaguá, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais. 


Atividades desenvolvidas

Os agentes de leitura de cada município atendem, semanalmente,  crianças, adolescentes, adultos e idosos, em espaços públicos como Bibliotecas Públicas Municipais, CRAS, CREAS, Centros da Juventude, Associação de Moradores e Bibliotecas Comunitárias.

Nesses espaços são realizadas atividades como rodas de leitura, contação de histórias, oficinas de leitura e poesia, mediação de leitura, entre outras. Cada município recebe um acervo com cerca de mil livros utilizados nos atendimentos feitos pelos agentes. Ao término do projeto, as obras são doadas aos municípios que sediaram as ações.

Em sua segunda edição, o programa desenvolveu o "Guia Percursos de Leitura e Literatura", para ser utilizado como material de apoio dos agentes de leitura, com dicas e orientações para o melhor desenvolvimento das atividades durante os atendimentos. 


Acesse o catálogo das ações desenvolvidas em 2016 e 2018.  


*INSCRIÇÕES ENCERRADAS EM 23/09/2015*

Resultado - 2º Chamamento
Habilitados
Não Habilitados

Resultado - 1º Chamamento
Habilitados
Não Habilitados

Orientações
Manual passo a passo para cadastramento

Confira o edital
Edital Agentes de Leitura do Paraná - 2015


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Edital de Produção Executiva e Artística

Pregão Presencial 04/2016 -  Agentes de Leitura do Paraná



Recomendar esta página via e-mail: