PROFICE – Investir na cultura é investir no futuro

Profice logoO PROFICE é o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná que, por meio da renúncia fiscal de ICMS, possibilita a valorização, a produção, a difusão, a circulação, a pesquisa e a preservação dos bens culturais, além de ações de caráter educativo para a arte e a cultura no Estado. O Governo do Estado garantiu recursos na ordem de R$ 25 milhões para o biênio 2016-2017.

No 1º edital do programa foram aprovados 174 projetos, com proposta de realização de 950 atividades culturais em 209 cidades paranaenses. Esses projetos englobam as várias áreas artístico-culturais: Artes Visuais; Audiovisual (áudio e vídeo); Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Patrimônio Cultural material e imaterial; Povos, comunidades tradicionais e culturas populares; Teatro.

Todo o processo de cadastro, avaliação, acompanhamento e prestação de contas será realizado de forma online por meio do SisProfice, sistema desenvolvido pela Celepar especificamente para o programa.

Benefícios ao incentivador
• Oportunidade de contribuir com a comunidade em que a empresa está inserida, por meio da utilização dos recursos do ICMS.
• Valorização da cultura e da arte do Estado como expressão e identidade dos paranaenses.
• Possibilidade de contribuir diretamente com a preservação do patrimônio local, ao financiar projetos de restauração de bens tombados, por exemplo.
• Ao incentivar projetos que promovam o acesso do público às manifestações culturais diversas, a empresa assume um compromisso em prol de uma sociedade mais inclusiva culturalmente.
• Diversificação dos canais de comunicação com o público, gerando consolidação da imagem institucional com visibilidade positiva à marca.
• Fidelidade do público que se identifica com os projetos apoiados pela empresa.
• Divulgação da marca em peças gráficas e de mídia do projeto incentivado, reforçando a publicidade da empresa.
• Possibilidade de desenvolvimento de ações conjuntas com os projetos culturais, ampliando o contato direto com o público.
• Marketing espontâneo.

Quem pode incentivar
Empresas inscritas sob o Regime Normal de Tributação que apresentem saldo devedor de ICMS em situação regular perante a Fazenda Pública Estadual.

Orientações
Apresentação
Como incentivar?  - Passo a passo para o incentivador
Projetos aprovados - Confira os projetos que podem ser incentivados
Manual de uso da marca - Aplicação da marca nos materiais de divulgação
Marca - Pacote de arquivos da logomarca do Profice

Mais informações com a Coordenação de Incentivo à Cultura pelos telefones (41) 3321-4733 | (41) 3321-4706 ou pelo e-mail profice@seec.pr.gov.br.
Recomendar esta página via e-mail: