Apresentação

Criada em 1979, a Secretaria de Estado da Cultura é o órgão da administração direta, responsável pela implantação e gerenciamento das políticas culturais do Paraná. Isso inclui a realização de projetos, estratégias e ações que reconheçam, valorizem, fomentem, incentivem, promovam, difundam e garantam a perpetuação dos bens culturais – materiais e imateriais do Estado.

A cultura do Paraná é rica, diversificada, representativa e precisa ser entendida não apenas como produção artística, mas principalmente como sentimento de pertencimento a um grupo social. Este é o grande desafio da SEEC. Para que isto ocorra, um novo modelo de trabalho foi implantado em 2011, com o objetivo de gerir a cultura, fortalecendo suas três dimensões essenciais:

Cultura como manifestação da identidade coletiva – O Estado tem aqui papel significativo na preservação e difusão das manifestações culturais, porque a cultura tem valor em si e é importante para toda a sociedade.

Cultura como ferramenta de inclusão – é a Cultura como possibilidade de valorização de populações ou de pessoas excluídas ou pouco valorizadas. Essa dimensão tem papel relevante na inclusão das comunidades marginalizadas, sem acesso aos bens, serviços e produtos culturais.

Cultura como valor de mercado – é a chamada indústria cultural, a economia da Cultura ou economia criativa, que tem papel vital, mas que não pode sobrepor-se às demais. Estimular a economia da Cultura é uma forma de construir e consolidar as duas outras dimensões, embora cada uma deva ser tratada levando-se em conta suas peculiaridades. 


Diretrizes
• Integração das unidades ligadas à SEEC.
• Diálogo permanente com todos os segmentos da sociedade.
• Postura inovadora e transparente na reformulação de processos e ações.
• Ampliação do acesso aos bens culturais.
• Descentralização da cultura no Estado.
• Fortalecimento de parcerias que promovam o intercâmbio e a circulação dos bens culturais produzidos no Paraná.
• Implantação de programas de Fomento e Incentivo à Cultura. 


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h e das 13h30 às 18h. 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Segunda a sexta-feira, das 09h0 às 12h e das 14h às 18h.

Recomendar esta página via e-mail: