• Twitter Cultura Paraná
  • Facebook
  • blogspot
  • RSS
  • Tumblr

Biblioteca

13/07/2012

Rubens Figueiredo é o quinto convidado do projeto Um Escritor na Biblioteca

Ganhador, em 2011, de alguns dos principais prêmios literários com o romance “O passageiro do fim do dia”, o escritor e tradutor carioca fala sobre sua obra e experiência como leitor

Rubens FigueiredoO premiado escritor e tradutor carioca Rubens Figueiredo é o convidado de julho do projeto Um Escritor na Biblioteca. O encontro ocorre no dia 17 de julho, às 19 horas, no Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná. A mediação do papo será feita pelo escritor e jornalista Luís Henrique Pellanda.

Rubens Figueiredo nasceu no Rio de Janeiro em 1956. Formado em letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro, é professor de tradução literária. Seu livro de contos “As palavras secretas” ganhou o Prêmio Jabuti em 1998, enquanto seu mais recente romance, “O passageiro do fim do dia”, venceu os prêmios Portugal Telecom e São Paulo de Literatura, ambos em 2011.

Além de ficcionista, Figueiredo é reconhecido por seu trabalho como tradutor, principalmente da literatura de língua inglesa e russa. Já traduziu mais de 40 obras, com destaque para as primeiras traduções diretamente do russo lançadas no Brasil das obras-primas de Leon Tolstói, “Anna Karienina” e “Guerra e paz”, pela editora Cosac Naify.

Figueiredo é o quinto convidado do projeto neste ano, que já trouxe Fernando Morais, Joca Terron, Domingos Pellegrini e Lourenço Mutarelli. Retomado em 2011, Um Escritor na Biblioteca é uma reedição do projeto homônimo dos anos 1980. As conversas são transcritas, editadas e publicadas no Cândido, jornal de literatura da BPP. A TV e-Paraná grava e transmite os eventos em sua grade de programação. O próximo encontro está marcado para o dia 14 de agosto, com o escritor Luiz Vilela.

Serviço
Um Escritor na Biblioteca – Rubens Figueiredo
Data: 17 de julho, às 19h.
Local: Auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba-PR)
Mais informações: (41) 3221-4900
Entrada franca

Fonte: BPP

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.