Notícias

17/05/2017

MIS-PR abre mostra sobre travesti famosa na Curitiba dos anos 1980

Gilda“Gilda, sem limites” traz à tona temática importante no Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia

A Organização Mundial da Saúde deixou de considerar a homossexualidade uma doença no dia 17 de maio de 1990. Desde então, a data ficou marcada como o Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia. Dentro dessa temática, o Museu da Imagem e do Som do Paraná propõe uma reflexão, que parte da mostra “Gilda, Sem Limites”.

Aberta na última terça-feira (16/05), a exposição traz à tona a história de uma travesti que viveu em Curitiba nas décadas de 1970 e 1980. Gilda foi uma personalidade muito popular na Boca Maldita. Uma figura carismática que saía distribuindo beijos. Era um ícone do carnaval curitibano.

Gilda representou a resistência ao conservadorismo da época, com seu batom vermelho, suas roupas e seus trejeitos. Pedia moedinhas na rua e dava beijos em quem não contribuía. Os contemporâneos da travesti possuem lembranças saudosas. Eles a definem como liberdade. Há quem diga que Gilda era anarquia.

A ausência de limites, no entanto, fez com que a travesti tivesse muitos odiadores, um reflexo da sociedade da época. Em um episódio, Gilda foi golpeada no rosto por uma banda curitibana, enquanto tentava subir em um carro de desfile do Carnaval.

A exposição integra o programa DiversidArte da Secretaria de Estado da Cultura, que tem por objetivo incentivar e promover ações afirmativas e inclusivas, que contribuam para o fim de todo tipo de discriminação.

Beijo na boca maldita
De 16 a 19 de maio o MIS-PR exibe o curta-metragem “Beijo na boca maldita”, do cineasta Yanko Del Pino, sempre às 15h, no miniauditório do museu. A programação faz parte da 15ª Semana Nacional de Museus, cujo tema deste ano é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

Serviço

Exposição “Gilda, sem limites”
De 16 de maio a 30 de junho de 2017
Exibição do curta “Beijo na boca maldita”
De 16 a 19 de maio de 2017, às 15h
Entrada gratuita

Museu da Imagem e do Som do Paraná

Rua Barão do Rio Branco, 395 - Centro. Curitiba-PR
Visitação: terça a sexta-feira das 9h às 17h. Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h.
41 3232-9113 | www.mis.pr.gov.br

Fonte: SEEC

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.