Institucional

12/06/2018

Secretário da Cultura participa de reunião com comitiva do Uruguai

Na tarde de terça-feira (12/06), aconteceu uma reunião técnica, no Gabinete de Gestão da Informação do Palácio Iguaçu, conduzida pelo secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani,  entre representantes do Governo do Paraná, o embaixador do Uruguai, Gustavo Vanerio Balbela, e demais integrantes da comitiva do país vizinho. O objetivo é estreitar cada vez mais as relações do Paraná com o Uruguai e desenvolver parcerias para o crescimento econômico e cultural.  Foram apresentadas possibilidades de intercâmbio em áreas estratégicas do Governo do Paraná com o objetivo de intensificar a relação existente.

“Estamos pensando em dar mais ênfase às questões culturais e dar mais visibilidade a elas também. Estamos programando uma semana Curitiba, Paraná, Uruguai. Com atividades gastronômicas, Artes plásticas, teatro, cinema, e isso vai ser bem importante. Queremos levar este projeto adiante”, disse o embaixador do Uruguai, Gustavo Vanerio Balbela.

O embaixador também falou sobre outras parcerias e das potencialidades comerciais entre o Paraná e o Uruguai. “Estamos pensando também em aumentar a nossa parceria comercial e imersões. Somos todos do Mercosul.  Há espaço de crescimento para aumentar o intercâmbio comercial”, comenta.

Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, a reunião serve para reforçar o poder econômico e cultural do Paraná. “ Hoje o Paraná é um grande pólo econômico. Essa relação com o Uruguai, um país irmão do Brasil, pudemos estreitar ainda mais as relações na área da cultura, na economia e todas as outras áreas. Foi um encontro bastante proveitoso, o Paraná vem se destacando no cenário nacional e com certeza eles saíram bastante impressionados”, concluí.

Presenças – Também participaram o cônsul geral do Uruguai em Curitiba, José Luiz Remedi Zunini; o diretor do Laboratório Tecnológico do Uruguai, Carlos Faroppa Negri; o presidente da Câmara de Comércio  Brasil-Uruguai, Nelson Gramazio; o gerente de Projeto do Uruguai XXI, Juan Balpada; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Virgílio Moreira Silva; o diretor-presidente da Copel Geração e Transmissão, Sérgio Luiz Lamy; o diretor-presidente do TECPAR, Júlio Félix; o diretor-geral da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Aroldo Messias; o diretor-presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes; gerente de Desenvolvimento Econômico e Empresarial, da Agência Paraná de Desenvolvimento, Jean Carlo Alberini.

 

 

Fonte: SEEC

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.