Exposições

09/04/2019

Trabalhos artísticos de crianças em situação de vulnerabilidade social serão expostos no CJAP

"Voz" traz obras  do projeto Transforme Sorrisos feitas por adolescentes e crianças que vivem na unidade de acolhimento Casa do Piá I

 

Projeto que leva arte e cultura para crianças em situação de vulnerabilidade social, o Transforme Sorrisos abre, em parceria com o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), a exposição "Voz", com o  trabalho de 14 crianças e adolescentes assistidos pela organização social, que atende mais de duas mil crianças por ano. A mostra, com gravuras e escritas, inaugura no dia 11 de abril (quinta-feira), às 19 horas, na sede do CJAP.

Exposição Voz


Todas as obras exibidas na exposição foram produzidas durante a  Oficina Cultural promovida pela organização de janeiro a dezembro de 2018 com crianças que vivem na Casa do Piá I, uma unidade de acolhimento da Prefeitura de Curitiba que abriga crianças de 7 a 14 anos que estão afastadas da família por situação de risco e acolhidas por determinação judicial.


De acordo com a artista plástica Ana Nísio, presidente da organização Transforme Sorrisos e da psicóloga Isadora Macedo, o objetivo é possibilitar que as crianças participem de atividades lúdicas que não permeiam o seu cotidiano. "Crianças e adolescentes em situações vulneráveis ficam muito expostos às situações de risco que os impedem de participar e desfrutar dos direitos contidos no artigo 4º e 16º do Estatuto da Criança e do Adolescente, como o direito ao brincar, ao lazer, à cultura, às artes e à liberdade", salientam.

Obras da exposição Voz.


Segundo Ana, a mostra é também uma provocação para a sociedade sobre como vemos e lidamos com o tema infância: as litogravuras e xilogravuras (feitas pelas crianças no Museu da Gravura de Curitiba) falam sobre direitos violados, cotidiano e sentimentos. Ao longo da ação no ano passado, elas também colaram lambe-lambes em espaços de arte urbana pela cidade. "Elas se superam pelas cores e desenhos. Também conseguimos trabalhar com elas a imaginação, a criatividade e a expressão", conta ela.


 Arte e cura

Ana acredita que os processos artísticos desenvolvidos com crianças desse perfil dão a oportunidade para elas se comunicarem com si mesmas e com os outros. "Nesta exposição elas desenham, pintam e gritam suas dores, alegrias e sonhos de como o mundo deveria ser. A arte provoca para curar, sentir".


A mostra fica em cartaz no CJAP até o dia 11 de maio. A entrada é franca.

 

Serviço:

Abertura da exposição "Voz"

Dia 11 de abril de 2019, às 19 horas.

Período expositivo: até 11 de maio de 2019.

 

Centro Juvenil de Artes Plásticas

Rua Mateus Leme, 56. Curitiba/PR

Visitação de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Entrada franca.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura (SEEC)

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.