• Twitter Cultura Paraná
  • Facebook
  • blogspot
  • RSS
  • Tumblr

Notícias

04/01/2011

Paulino Viapiana assume a Secretaria de Cultura

Em cerimônia realizada na Biblioteca Pública do Paraná, Paulino Viapiana tomou posse como novo Secretário da Cultura do Estado. A solenidade aconteceu no Auditório Paul Garfunkel, às 11h da última segunda-feira (03), o primeiro dia útil do ano e contou com a presença de diversas autoridades, artistas e produtores culturais.
Perante um auditório lotado, o novo secretário destacou em seu discurso a importância da cultura, que ele acredita ser o primeiro e único instrumento de desenvolvimento das pessoas. “Ela é o caminho que nos leva além dos caminhos já trilhados.”
Paulino Viapiana também justificou a escolha do local da posse por acreditar que uma biblioteca é um dos mais antigos símbolos da cultura, além de abranger todos os conhecimentos em um só espaço. Ao receber o cargo de Vera Mussi, o jornalista adiantou algumas ações do plano de governo que serão priorizadas, como a criação de programas de apoio e fomento à cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a implantação de um Conselho Estadual de Cultura e de conselhos gestores para cuidar da programação da Rádio e Televisão Educativa, do Museu Oscar Niemeyer e do Teatro Guaíra, com a participação da sociedade civil.
Após seis anos à frente da Fundação Cultural de Curitiba, Viapiana comentou que vê a cultura do estado “um pouco enclausurada” e que pretende levar cultura às ruas do Paraná, como fez com a Virada Cultural na capital. A descentralização das ações e a inclusão social por meio da cultura foram o fio condutor de todas as iniciativas da gestão na FCC e é uma meta que o secretário pretende alcançar na Seec. “Não quero impor uma cultura de cima para baixo. Quero fazer com que projetos culturais de qualidade cheguem às pessoas a partir de uma demanda delas, esse é o grande desafio”.
Paulino Viapiana também destacou a honestidade, o rigor técnico, a disciplina legal e a idoneidade moral como os princípios que nortearão a sua gestão. “Queremos promover uma gestão baseada em muito planejamento, reflexão e diálogo permanente, que reflitam na consolidação de importantes projetos que ajudem a transformar o cenário cultural do estado,” explica.
Secretário
Paulino Viapiana é jornalista, formado pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em Marketing. Foi chefe da sucursal da revista Veja em Curitiba e ocupou o mesmo cargo em Brasília, onde também foi o secretário de Redação da Folha de S. Paulo. Na TIM Celular, trabalhou como diretor de Comunicação e Relações Institucionais. Foi coordenador de Marketing na Secretaria de Estado da Comunicação Social e assessor de Comunicação e Marketing da Telepar. Durante seis anos comandou a Fundação Cultural de Curitiba. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.