Notícias

21/11/2011

SEEC realiza quarta etapa do seminário sobre o futuro dos museus do Paraná

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Museus, realiza na próxima terça-feira, 22 de novembro, mais uma etapa do seminário “Museus de arte no Paraná: a construção do futuro”. O evento ocorre no Museu Oscar Niemeyer (MON), auditório Poty Lazzarotto, das 9h30 às 13h e terá a presença do secretário Paulino Viapiana e mediação do crítico de arte Paulo Herkenhoff. A entrada é franca.
Este será o quarto encontro e com ele a SEEC fecha o ciclo oficial de debates com a comunidade para elaboração da política estadual de Museus. O tema desta última edição, Salões de Arte no Paraná, colocará em pauta o debate sobre a importância dos tradicionais salões oficiais de arte – como os históricos Salão Paranaense e Salão de Cerâmica – além das mostras regionais que ocorrem em diversos municípios do Estado.
O evento contará também com a presença do artista, curador e professor, Orlando Franco Maneschy, profissional atuante em projetos de arte no Brasil e no exterior, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e professor do ICA - Instituto de Ciências da Arte, da Universidade Federal do Pará.

O seminário – Iniciado em junho, o seminário tem como objetivo geral promover a reflexão a respeito de questões contemporâneas, como por exemplo a função dos acervos, as práticas curatoriais e expositivas, a infraestrutura e a articulação museológica, o espaço do livro impresso em meio ao mundo digital, a pesquisa de arte, formas de integração entre instituições, e outros assuntos.
No primeiro encontro, foram apresentados ao público dados com a finalidade de beneficiar a comunidade paranaense, seja para a divulgação da produção dos artistas, bem como para a integração entre arte e educação para afirmar, ainda mais, a função dos museus na construção da cidadania. A aproximação dos artistas com os museus foi um dos assuntos que envolveram os convidados durante a segunda etapa do seminário. O terceiro, que ocorreu em Londrina no mês de setembro, teve discussões sobre descentralização das ações museológicas e o papel dos museus na educação.

Serviço
Seminário “Museus de arte no Paraná: a construção do futuro”
Mediação: Paulo Herkenhoff

22 de novembro, das 9h30 às 13h.
Museu Oscar Niemeyer - Auditório Poty Lazzarotto (Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico. Curitiba/PR).

Entrada gratuita

Informações: (41) 3350 4455 e 3321 4701
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.