7º Encontro de Museus do Paraná - Fórum Estadual

"Desafios e Tendências da Museologia no Paraná"
Telêmaco Borba (PR) - Casa da Cultura
24, 25 e 26 de junho de 2009
Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação
AV. Chanceler Horácio Lafer, 1200 - Centro

     A Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e a Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, realizou com êxito o 7º Encontro de Museus do Paraná, nos dias 24, 25 e 26 de junho de 2009. Foram três dias de discussões e informações, através de palestras e oficinas com a participação de representantes das diversas entidades museológicas do Estado. 28 municípios se fizeram presentes como: Apucarana, Araruna, Capanema, Carambeí, Castro, Campo Largo, Clevelândia, Colorado, Congoinhas, Curitiba, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Itaipulândia, Irati, Lapa, Londrina, Maringá, Morretes, Nova Fátima, Palmeira, Ponta Grossa, Piraí do Sul, Prudentópolis, Santo Inácio, Telêmaco Borba, Tibagi, contando ainda com a participação de representantes de outros Estados, como: Brasília (DF), Cuiabá (MS), Lajes (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP).
     Os mais importantes museus paranaenses se fizeram presentes como: Museu Oscar Niemeyer, Museu Paranaense, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu Alfredo Andersen, Museu da Imagem e do Som, Ecomuseu de Itaipu, Museu Padre Carlos Weiss de Londrina, Museu da Bacia do Paraná de Maringá, Museus da Lapa, Museu do Expedicionário, Casa João Turin, Museus de Ponta Grossa, Museu Astrogildo de Freitas de Palmeira, entre outros.
     A abertura contou com importantes presenças com a Secretária de Estado da Cultura Vera Mussi, o Prefeito Municipal de Telêmaco Borba Eros Danilo Araujo e o Diretor do Departamento de Processos Museais do IBRAM Dr. Mario Chagas.
     Registramos também a presença da Sra. Maristela Quarenghi de Mello e Silva, Presidente do Museu Oscar Niemeyer que com sua equipe relatou o trabalho realizado por aquele importante museu, hoje destaque nas artes visuais do país. 
     Palestras como “Política Nacional de Museus – IBRAM” com o Dr. Mario Chagas (DF); “Museus, Desenvolvimento e Mudanças: a reação dos espaços banais” com o museólogo Cícero de Almeida (RJ), e “Preservação da memória na direção do desenvolvimento sustentável” com a antropóloga Regina Marcia Tavares (SP), vieram a acrescentar o sucesso do Encontro. 
      Foram realizadas seis oficinas com profissionais altamente capacitados na área, que tão bem conduziram os trabalhos nesse evento.
     Também foi marcante a “visita cultural” no Parque Ecológico da Klabin onde os participantes foram recebidos com a palestra sobre o trabalho do espaço na preservação do ecossistema da região, e com monitoria especial na visita ao Parque e ao Museu da Flora e Fauna.
     Durante o Encontro estiveram reunidos representantes da área museal do Paraná, em Fórum Permanente para a elaboração da Carta de Telêmaco Borba que ditou as ações e anseios da área museológica paranaense, cuja aprovação se deu no encerramento do Encontro.
     O 7º Encontro de Museus do Paraná – Fórum Estadual, veio garantir e reconhecer a presença e a diversidade dos espaços de memória que integram o patrimônio cultural do nosso Estado, portanto, reforçando a política museológica adotada pelo Sistema Estadual de Museus do Paraná em consonância com a política nacional adotada pelos órgãos representativos da área no país.


Galeria de Fotos

Carta de Telêmaco Borba

Programação Completa

Histórico de Telêmaco Borba

Cartaz 7º Encontro de Museus

Recomendar esta página via e-mail: