Agentes Regionais de Cultura (ARCs)

Os agentes regionais de cultura (ARCs) são responsáveis por contribuir na descentralização das ações relativas à cultura no Estado do Paraná. Esse apoio aos municípios é feito pela implementação dos Sistemas Municipais de Cultura (SMC), que é instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas. Além disso, os ARCs também contribuem no mapeamento de agentes e iniciativas culturais para o desenvolvimento de potencialidades locais e fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura.

Para melhor atender todas as regiões do Paraná, sete ARCs atuam em oito macrorregiões paranaenses e têm como missão continuar o assessoramento dos municípios no desenvolvimento das políticas públicas e na divulgação dos programas desenvolvidos pelo Estado via Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC). Eles também auxiliam na gestão de Conselho, Conferências, Plano e Fundo para desenvolver a atividade cultural local. Abaixo, o mapa das oito macrorregiões do Estado e os contatos dos agentes representantes.

Macrorregião Nordeste: Ana Paula Mariano

ana.mariano@seec.pr.gov.br

Macrorregião Centro-Sul: Norbert Heinz

norbertheinz@seec.pr.gov.br

Macrorregião Curitiba: Leonardo Ferreira

leonardo.ferreira@seec.pr.gov.br

Macrorregião Litoral

leonardo.ferreira@seec.pr.gov.br

Macrorregião Campos Gerais: Andressa de Oliveira

andressaosilva@seec.pr.gov.br

Macrorregião Noroeste: Cezar Felipe Farias

cezar.farias@seec.pr.gov.br

Macrorregião Oeste: Juliana Tonin

julianatonin@seec.pr.gov.br

Macrorregião Sudoeste: Gabriel Elvas

gabrielelvas@seec.pr.gov.br

Para mais informações sobre a atuação dos ARCs, os gestores ou representantes municipais da Cultura podem entrar em contato com a Coordenação do Sistema Estadual de Cultura e Apoio aos Municípios (CSEC) da Diretoria de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura  (DAFIC), que pertence à SEEC, por meio do telefone e WhatsApp (41) 3321-4713 ou e-mail csecpr@seec.pr.gov.br.