Núcleos Regionais de Cultura (NRCs)

O Governo do Paraná criou sete Núcleos Regionais de Cultura (NRCs) nas macrorregiões do Estado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Os espaços foram criados dentro das universidades estaduais nos campus dos municípios de Cascavel, Guarapuava, Londrina, Jacarezinho, Maringá, Ponta Grossa e no município de Francisco Beltrão.

Com o intuito de descentralizar a cultura paranaense, os núcleos são coordenados por sete Agentes Regionais de Cultura (ARCs), em sete macrorregiões. Na prática, os espaços contribuem para que a sociedade civil tenha maior facilidade de diálogo e articulação com os agentes, que fazem o monitoramento das ações culturais e observam o desenvolvimento das políticas públicas de cultura de cada região.

A implementação dos novos espaços físicos visa diminuir as dificuldades de acesso às políticas culturais enfrentadas pelos artistas municipais. Os núcleos são fundamentais na difusão das políticas públicas e no atendimento eficiente dos agentes culturais nas diversas localidades do Estado.

MACRORREGIÕES – A delimitação de regiões permite que seja realizado um monitoramento da atividade cultural minuciosa de cada localidade e sua demanda específica. Nesta divisão, é levado em consideração a conexão de cidades próximas para facilitar o planejamento e a gestão de políticas públicas, o que contribui para o desenvolvimento econômico e social ordenado em todas as regiões. Confira na imagem abaixo o mapa das oito macrorregiões do Paraná com os respectivos sete núcleos regionais.

n

Macrorregião Nordeste, Núcleo Regional de Londrinanrc.nordeste@seec.pr.gov.br
 ARC: Ana Paula Marianoana.mariano@seec.pr.gov.br

Rua Pernambuco, 540 - Centro - Londrina

Londrina

Macrorregião Centro-Sul, Núcleo Regional de Guarapuava nrc.centro-sul@seec.pr.gov.br

ARC: Norbert Heinznorbertheinz@seec.pr.gov.br

Rua Salvatore Renna, 875 - Santa Cruz - Guarapuava

Guarapuava

Macrorregião Campos Gerais, Núcleo Regional de Ponta Grossanrc.camposgerais@seec.pr.gov.br

ARC: Andressa de Oliveiraandressaosilva@seec.pr.gov.br

Rua Dr. Antônio Russo, 28 - Oficinas - Prédio anexo ao Cine Teatro Pax - Ponta Grossa

Ponta Grossa

Macrorregião Sudoeste, Núcleo Regional de Francisco Beltrão - nrc.sudoeste@seec.pr.gov.br

ARC: Gabriel Elvas - gabrielelvas@seec.pr.gov.br

Av. Ernesto Gagliotto, 17, Sala 06 - Água Branca - Francisco Beltrão

Francisco Beltrão

Para mais informações sobre a atuação dos ARCs, os gestores ou representantes municipais da Cultura podem entrar em contato com a Coordenação do Sistema Estadual de Cultura e Apoio aos Municípios (CSEC) da Diretoria de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura  (DAFIC), que pertence à SEEC, por meio do telefone e WhatsApp (41) 3321-4713 ou e-mail csecpr@seec.pr.gov.br.