MON oferece desde 2022 Cordão de Girassóis ao público autista 09/08/2023 - 16:05

O Cordão de Girassóis foi instituído recentemente como símbolo oficial de identificação das pessoas com deficiências ocultas. De forma pioneira entre os museus brasileiros, o Museu Oscar Niemeyer reconhece e disponibiliza o Cordão aos seus visitantes autistas desde 2022.

O uso do símbolo, reconhecido internacionalmente, se tornou oficial a partir da Lei Federal nº 14.624, de 17 de julho de 2023, em que o Estatuto da Pessoa com Deficiência passou a inclui-lo como forma de identificação. O objetivo é identificar esse público para garantir seus direitos e atendimento adequado.

No Museu Oscar Niemeyer, o Cordão de Girassóis faz parte de um programa de inclusão “MON Para Todos – Pessoas Autistas”. Uma das realizações foi a entrega, no ano passado, da Sala de Acomodação Sensorial (SAS), espaço criado especialmente para pessoas neurodivergentes que precisam de um local reservado e com estímulos reduzidos dentro do Museu.

O programa também inclui ferramentas para preparação da visita – a Narrativa Social e o Mapa Sensorial, disponíveis no site do MON.

Desde 2019, o Museu conta com o Núcleo de Acesso e Participação (NAP) para ampliar o acesso de todos os públicos a obras do acervo e às atividades oferecidas pela instituição. O objetivo é inserir cada vez mais a comunidade MON, participando ativamente de suas ações e propostas.

O NAP é formado por uma equipe multidisciplinar, com a missão de melhorar as condições de acesso dos diferentes públicos, trabalhando na construção de soluções de acessibilidade e inclusão social.

O MON para Todos contempla ações voltadas para os públicos com deficiências. Além das pessoas autistas, atende pessoas cegas ou com baixa-visão, com legendas em Braille, maquete tátil, audioguia, esculturas originais e réplicas em miniatura. Para as pessoas surdas, oferece atividades e vídeos traduzidos em Libras.

Com 47,5 mil pessoas em julho, MON registra maior visitação em um mês da sua história

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. O acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

O Cordão de Girassóis está disponível para o público autista na recepção, próxima ao guarda-volumes. Basta solicitar.

Sala de Acomodação Sensorial (SAS): no primeiro piso do Museu, em frente à sala expositiva 1.

www.museuoscarniemeyer.org.br

GALERIA DE IMAGENS