Museus e Espaços Museológicos

De acordo com a Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009, que instituiu o Estatuto de Museus, “Consideram-se museus, para os efeitos desta Lei, as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.”

O museu é o lugar em que sensações, ideias, imagens, objetos e referenciais, resgatam os valores e memórias essenciais para o ser humano. O museu pode ser um espaço fascinante onde se descobre, aprende, amplia e aprofunda o conhecimento, histórias e memórias. 

Campo Museal do Paraná
Hoje os museus se encontram em processo de democratização e apropriação cultural. São espaços dinâmicos, instrumentos de desenvolvimento social e de transformação. Devem ser utilizados como ferramentas de trabalho para uma nova relação, criativa e participativa; envolvendo o passado, o presente e o futuro.

Atualmente, podem ser consideradas instituições museológicas não só museus e casas de memória, como também monumentos, memoriais, jardins botânicos e zoológicos, aquários, centros científicos, planetários, reservas naturais, centros culturais. A existência de acervo e a prática da visitação é o que caracteriza a instituição no campo museal. Nela deve se desenvolver a relação específica do homem: sujeito, com o objeto: bem cultural.

No Paraná, segundo os últimos levantamentos realizados pela COSEM/SEEC, existem 329 espaços museológicos distribuídos em 111 municípios das dezoito Regionais de Cultura do Estado. Sendo 164 museus denominados e 165 espaços considerados museais, destes 98 em Curitiba (dados de 2011).

 

Museus e Espaços Museais por Regional de Cultura

Mapa dos Museus

Mapa do Paraná com as regionais, museus e espaços museais