Inscrições para os editais de Audiovisual e Circo do PROFICE terminam em 13 de outubro 07/10/2022 - 09:53

Os produtores culturais do Paraná têm até as 17h50 do dia 13 de outubro de 2022 (quinta-feira) para finalizar as inscrições nos editais de Audiovisual e Circo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE 2022. Instituído pela Lei Estadual nº 17.043/2011, trata-se do maior programa de incentivo e fomento à cultura do Estado, operacionalizado pela Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC), via Superintendência-Geral da Cultura.

A fase atual é a terceira desta edição do Programa, que foi dividido em três etapas de editais para maior celeridade e agilidade.

De acordo com Wanessa Cardoso Hoinacki, coordenadora de Incentivo e Fomento à Cultura da SECC, a quarta edição do PROFICE trouxe algumas mudanças no sentido de tornar o Programa mais ágil e democrático. “Enquanto estamos na última fase de inscrições, as propostas das etapas cujas inscrições já foram encerradas estão em processo de avaliação dentro do sistema Sis.PROFICE, e poderão iniciar a captação assim que sair o resultado”, destacou.

Podem participar pessoas físicas domiciliadas no Paraná há, pelo menos, dois anos e pessoas jurídicas que tenham como objeto atividades artísticas no Estado há, no mínimo, por igual período. Os proponentes estão limitados à inscrição de dois projetos em editais no âmbito do programa.

O PROFICE destinará R$ 40,9 milhões para a captação dos projetos aprovados pelo edital. Desse montante, 50% dos recursos serão alocados em projetos de proponentes residentes ou sediados fora de Curitiba e 50% de proponentes residentes ou sediados na Capital.

A execução dos projetos aprovados deve ser dentro do território paranaense. O PROFICE é o programa que, por meio da renúncia fiscal de ICMS, possibilita a valorização, produção, difusão, circulação, pesquisa e a preservação dos bens culturais, além de ações de caráter educativo para a arte e a cultura no Paraná.

Parcial- Até o momento, 1.152 projetos foram inscritos no PROFICE 2022. O número é parcial, mas já apresenta um aumento no volume de propostas em relação à edição de 2019, quando 1.027 foram inscritos na somatória de todas as áreas.

Para a coordenadora de Fomento e Incentivo à Cultura, esse aumento de propostas se deve principalmente à distribuição das áreas em fases distintas.

“Quando publicamos a resolução com esse redesenho do PROFICE em três fases, os produtores conseguiram se organizar melhor para participar do Programa. Antes havia um edital multiáreas e o período de 45 dias para a inscrição muitas vezes era insuficiente para projetos que ainda não estavam estruturados. Acreditamos que encerraremos com um número de inscrições bem superior a 2019, já que Audiovisual e Circo são áreas de bastante demanda”, afirma Wanessa.

 

SERVIÇO-  PROFICE 2022 | Etapa Circo e Audiovisual

Período de inscrição: 30/08 a 13/10/2022 até as 17h50.

Informações: www.cultura.pr.gov.br/PROFICE/Pagina/PROFICE-2022