Coletivo Brutas transforma a Sala Aberta do MAC Paraná; confira a programação 23/04/2024 - 14:48

As transformações da Sala Aberta já ocorrem de forma sutil e constante, com o Coletivo Brutas sendo o primeiro a ocupar o espaço até o dia 1.º de maio. Esse grupo de cinco artistas oferece uma reflexão sobre o ciclo de vida dos projetos artísticos, mantendo uma programação de atividades especiais e interações com o público. Um novo destaque de transformação é a inclusão de uma videoarte do coletivo. O MAC Paraná, que ocupa temporariamente parte do Museu Oscar Niemeyer (MON), promove a Sala Aberta na Sala 9.

O mais recente projeto do MAC Paraná, a Sala Aberta é um espaço de “situações artísticas", caracterizado por sua constante transformação e abertura a todos os interessados nos processos de produção, pesquisa e educação. “A cada semana o espaço se movimenta em uma direção não pré-estabelecida e sim na direção do que surge da relação com a sala”, diz Joanes Barauna, diretora artística do MAC Paraná e uma das curadoras do projeto.

Durante o mês de abril, o Coletivo Brutas assume a programação com a proposta de ocupação "Transação", que inclui atividades educativas e a exibição de suas obras no espaço expositivo. Nos meses seguintes, Rimon Guimarães ocupará o espaço em maio, seguido por Nicholas Steinmetz em junho. Em cada fase, artistas ou coletivo terão a oportunidade de criar e apresentar seus trabalhos na Sala Aberta.

QUARTAS PÚBLICAS - Em colaboração com a equipe do Setor Educativo do MAC Paraná, as ocupações artísticas da Sala Aberta promovem, nas quartas-feiras, uma série de atividades interativas para os visitantes. Esse dia da semana foi escolhido por oferecer acesso gratuito ao MAC no MON a todos os públicos. Nesse contexto, uma variedade de ações é implementada.

Na noite da última quarta pública, 17 de abril, o coletivo promoveu um evento de despedida para a obra "Realidade é Bruta". A ação é mais um exemplo da proposta de transformação do espaço. Como parte da celebração, uma videoarte em torno da obra foi exibido aos visitantes, que tiveram a oportunidade de assistir à produção enquanto se deitavam sobre a própria obra, que foi removida da exposição após o evento.

Esse vídeo, intitulado "Aquela primeira transa meio nervosa que você não consegue fazer nada direito porque está todo mundo tão pilhado depois de um ano de tesão intelectual", continua sendo exibido continuamente na Sala Aberta.

“No período em que o Coletivo Brutas ocupa a Sala Aberta, a relação entre instituição, público e obra se torna cada vez mais evidente", comenta Barauna. "As obras, que convidam o público a interagir, gradualmente estão sendo substituídas por fotografias, vídeos e projetos que expandem a presença das obras além da própria exposição”, acrescenta, destacando a intenção do coletivo de explorar o ciclo de vida dos projetos artísticos.

Confira a programação das próximas semanas:

Oficina Projetos Impossíveis

Quarta, 24 de Abril, 14h

O Coletivo Brutas conduzirá esta oficina na Sala Aberta do MAC Paraná, incentivando os participantes a usarem sua criatividade para idealizar obras ou instalações inovadoras que desejem ver no museu.

Demonstráveis

Quarta, 24 de abril, das 10h às 18h

Uma nova transformação ocorrerá na Sala Aberta: o coletivo se despedirá da série de obras "Demonstráveis" para dar espaço a uma série de fotografias inéditas e uma nova expografia da mostra "Transação". Os projetos desenvolvidos durante as oficinas e em interações anteriores com o público serão integrados ao espaço expositivo, juntamente com criações do Coletivo Brutas.

SERVIÇO:

Sala Aberta

Local: Sala 9 do MAC no MON

Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico - Curitiba

Terça a domingo, das 10h às 18h

R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Acesso gratuito toda quarta-feira.

Todos os dias: gratuito para menores de 12 anos e maiores de 60 anos