Edital de Gestão - MON

O Governo do Estado do Paraná, via Secretaria da Cultura, publicou edital de convocação pública destinado a organizações sociais da área da cultura para gestão do Museu Oscar Niemeyer – MON .  As inscrições estão abertas a partir do dia 28 de abril no SISPROFICE e prosseguem até o dia 31/05/2023.

Este modelo de parceria com entidade privada, previsto na Lei Estadual Complementar 14/2011, Decreto de Regulamentação 4951/2012, já é adotado pela SEEC para gestão do museu desde 2014 e tem garantido a missão institucional do MON de uma gestão qualificada, ágil e com capacidade de ampliar o acesso do público ao usufruto do equipamento cultural, ampliar o acervo e, concomitantemente, apoiar o desenvolvimento do Sistema Estadual de Museus – SISEM – no Estado do Paraná. 

O edital 01/2023 SEEC tem como objetivo selecionar a melhor proposta de entidade de direito privado, sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social do Estado do Paraná na área da Cultura, que tenha interesse em realizar, por meio de Contrato de Gestão, em estreita cooperação com a Administração Pública Estadual, a gestão do Museu Oscar Niemeyer – MON com apoio ao Sistema Estadual de Museus do Paraná – SISEM PR, com observância das políticas nacional e estadual da Cultura.

Esta contratação, para além de aperfeiçoar a prestação dos serviços à sociedade, possibilitará o acesso aos editais de fomento, incentivo e apoio aos Museus, tanto em âmbito nacional quanto internacional, contribuindo para a preservação da cultura, bem como a parceria técnico-institucional com diferentes entidades e organizações.

Podem participar do edital proponentes Pessoa Jurídica que comprovem experiência técnica há mais de 02 (dois) anos na gestão de equipamentos culturais, que tenham como objetivo a realização de atividades artísticas e/ou culturais e gestão de equipamentos culturais e que sejam qualificados como Organização Social para a Cultura no Estado do Paraná.

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio do Estado do Paraná, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma on-line no sistema SISPROFICE. Proponentes que ainda não são cadastrados no sistema podem seguir o tutorial neste link.

O e-mail para tirar dúvidas é cosem@seec.pr.gov.br com o assunto/título do email: “EDITAL 01/2023 – SEEC”

Dicas aos proponentes

Leia todo Edital – Parâmetros Gerais e o Termo de Referência antes de se inscrever.

Seja objetivo e claro na descrição do seu projeto e envie todos os documentos e Anexos, conforme o Edital – Parâmetros Gerais.

Os documentos e conteúdos obrigatórios para anexação deverão estar em formato PDF, sendo cada arquivo com tamanho de até 5MB.

Não deixe para a última hora e faça uma conferência de todos os documentos e anexos, pois após o envio da inscrição não é possível alterar as informações.

Sobre o MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. Inaugurado em 22 de novembro de 2002, está abrigado em prédios icônicos, de autoria do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas cerca de 20 mostras, que atraem um público médio de 360 mil pessoas. O acervo do MON conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, fazendo dele o maior museu de arte da América Latina. Nomes como Poty Lazzarotto, Alfredo Andersen, João Turin, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro, Helena Wong, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli, Caribé, Tomie Ohtake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand, entre outros, além de obras de arte asiáticas e africanas, estão no acervo do MON.