Paraná de Olho nos ODS

Paraná de olho nos ODS

O Paraná de Olho nos ODS é uma estratégia do Governo do Paraná para implementar a agenda 2030 da ONU e  tem como objetivo desenvolver capacidades, no setor público paranaense, visando o planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável do Estado. Ou seja, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, por meio de ferramentas que oportunizam o acompanhamento e a análise dessas políticas, bem como seu planejamento e a sua execução de modo eficiente, aumentando os retornos sociais das ações do Governo.

Quais as capacidades que se pretende implementar ou fortalecer?

• planejamento dos gastos e desenho dos Programas de Governo com base em evidências geradas pelo monitoramento e avaliação (M&A);
  • captação de recursos e prospecção de boas práticas e soluções no mundo todo;
  • medição e relatório dos retornos sociais das ações do governo de forma consistente, confiável e contínua;
  • desenvolvimento de diagnóstico estadual e municipal.

Quais as ferramentas desenvolvidas ou em desenvolvimento pelos parceiros executores?

• escala de avaliação da Governança do Centro de Governo para a implementação dos ODS (fortalecimento institucional para a implementação dos ODS);
  • metodologia de vinculação das ações aos ODS e apuração do Orçamento ODS;
  • mapeamento de indicadores aplicáveis, com base nos indicadores globais, por meio da plataforma de Business Intelligence – BI Paraná de Olho nos ODS;
  • análise das bases de registros administrativos para a inclusão de novos indicadores;
  • localização e municipalização dos ODS, compreendendo a capacitação com base nos itens anteriores e financiamento, entre outras formas de apoio às políticas municipais para o desenvolvimento sustentável.

Trata-se, em suma, de oferecer ao setor público paranaense a oportunidade para que, com base na Agenda 2030, inove em conteúdo e forma a elaboração e a implementação de políticas relevantes (contempladas no Planejamento & Orçamento, sobretudo nos Programas Finalísticos - que resultam em bens e serviços diretamente à população). Por seu caráter estruturante, o Programa em si contribui diretamente para os ODS 16 e 17, assim como indiretamente para a realização de toda a Agenda.

Vale ressaltar, finalmente, que a estratégia Paraná de Olho nos ODS destacou-se desde o início pelo ineditismo e pela possibilidade de replicação da metodologia utilizada nos meios de implementação regional/local da Agenda 2030.

Isso se deu a partir da articulação de parcerias chave para o desenvolvimento de capacidades e ferramentas para o planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Tendo sido, assim, reconhecidas pela World Family Organization - WFO, em dezembro de 2017, às autoridades cuja vontade política permitiu que a estratégia se desenvolvesse em sua fase inicial e tendo sido apresentados, no High Level Political Forum - HLPF em 2018 e 2019, as ferramentas de cada um dos parceiros.

Material de apoio (versão em inglês):