Medalha de Mérito Cultural
Em 2024, o Governo do Estado instituiu, por meio de 2024, a Medalha de Mérito Cultural do Paraná, destinada a agraciar e reconhecer programas, projetos e eventos culturais, bem como pessoas físicas e jurídicas que tenham contribuído com a prestação relevante de serviços e para o desenvolvimento da sociedade na área cultural do Estado do Paraná.
O artista, curador e crítico de arte Fernando Velloso foi o primeiro a receber a honraria, no dia 10 de abril de 2025.
Durante a Semana do Patrimônio Cultural, o pioneiro da arqueologia histórica no país Igor Chmyz; o ambientalista, advogado, curador e referência no montanhismo brasileiro Henrique Paulo Schmidlin, o “Vitamina”; e o arquiteto, professor e figura histórica do Iphan José La Pastina Filho, o Paper receberam suas medalhas.
O poeta curitibano Paulo Leminski recebeu in memoriam no mês em que se celebra o aniversário de 81 anos do autor, nascido em 24 de agosto 1944. A entrega da medalha foi feita pela secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, à filha do poeta, Áurea Leminski, presidente do Instituto Paulo Leminski. O reconhecimento foi realizado dentro da programação do Festival Paulo Leminski.
Concepção: