Diretoria da Biblioteca Pública do Paraná (DBPP)

Coordenação Técnica (CTBPP)

Fundada em 7 de março de 1857, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) já passou por 12 sedes. Desde 1954 está localizada no Centro de Curitiba, em um prédio histórico de 8,5 mil metros quadrados, tombado pelo Patrimônio Cultural.

A BPP possui um acervo de cerca de 800 mil volumes, entre livros, periódicos, fotografias e materiais multimídia. Oferece atendimento especial às crianças e às pessoas com deficiência visual ou baixa visão, tendo um acervo com mais de 7.200 itens — entre obras em braille e audiolivros. 

Além de proporcionar o acesso da população à leitura, a BPP também conta com uma programação cultural composta por exibição de filmes, apresentações musicais, exposições de arte, encontros semanais dedicados à literatura, contação de histórias, oficinas de criação literária, lançamentos de livros e bate-papos com escritores.

Coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (CSEBP)

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná é composto pelo conjunto das 482 bibliotecas públicas do Estado, coordenado e administrado pela Biblioteca Pública do Paraná. A sua operacionalização cabe à Divisão de Extensão.

O Sistema foi legitimado por decreto em 24 de julho de 1992. Atende prioritariamente as bibliotecas públicas através de convênios entre as partes, respeitando-se a autonomia dos municípios.

O Sistema tem como objetivo a implantação e constante aperfeiçoamento dos serviços de bibliotecas públicas, atendendo às necessidades da comunidade local e o incentivo, estímulo e difusão do gosto pela leitura.

 

Saiba mais sobre a Biblioteca Pública do Paraná, seus serviços e programação no site: www.bpp.pr.gov.br