EDITAL QUALIFICA PARANÁ
Abertura de inscrições: 12h do dia 28 de agosto de 2024
Encerramento de inscrições: 23h59 do dia 16 de setembro de 2024
Com a destinação de R$ 8.272.000,00, serão contemplados neste edital 31 projetos, sendo 13 deles selecionados via política de cotas para pessoas negras, indígenas e com deficiência. O edital irá apoiar projetos de qualificação de artistas e técnicos, produtores culturais e espectadores, dividido em três categorias diferentes:
Categoria 1 – Qualificação de Artistas e Técnicos: tem o propósito de contratar agentes culturais responsáveis pela formação qualificada de profissionais nas mais diversas áreas artístico-culturais, de forma exclusiva ou em complemento a outras formas de financiamento.
Categoria 2 – Qualificação de Produtores Culturais: visa a seleção de agentes culturais responsáveis pela execução de projetos de qualificação de produtores culturais, com o objetivo de assegurar o fortalecimento das políticas públicas voltadas à cultura, fornecendo a formação qualificada de profissionais atuantes na produção do setor cultural por todo o Estado do Paraná. A qualificação fornecerá aos agentes culturais habilidades técnicas essenciais, como planejamento de projetos, gestão financeira e uso de ferramentas específicas, fundamentais para a execução eficaz de eventos e produções culturais.
Categoria 3 – Qualificação de Públicos – Escola de Espectadores: tem por finalidade subsidiar a contratação de um agente cultural referente à iniciativa das Escolas de Espectadores do Paraná. O agente cultural contemplado será responsável pela gestão e contratação de sete mediadores que atuarão nas Escolas de Espectadores do Paraná, situadas nos municípios de Guarapuava, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Londrina, Jacarezinho e Francisco Beltrão. O agente cultural contemplado trabalhará com públicos compostos por crianças de 06 a 12 anos, participantes do projeto Crianças no Teatro 3.ª Edição, jovens e adultos espectadores do projeto Cinema na Praça e pessoas acima de 60 anos participantes do projeto Caminhos da Arte.
–