Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (DMPC)

A Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (DMPC) teve sua criação na Secretaria Estadual de Cultura em 1º de janeiro de 2023, pela Lei 21.352.   

É composta pela Coordenação de Patrimônio Cultural, Coordenação do Sistema Estadual de Museus, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu Casa Alfredo Andersen, Museu da Imagem e do Som do Paraná, Museu Paranaense, Museu Oscar Niemeyer e o Centro Juvenil de Artes Plásticas.

Com objetivo desenvolver ações que estimulem a população paranaense a conhecer e preservar o patrimônio cultural e museal do Estado, a Diretoria tem como atribuições acompanhar as atividades realizadas pelas Coordenações e Museus, além de:

  • Propor e apoiar ações articuladas ao Patrimônio Cultural, no âmbito da Política Estadual da Cultura ao Plano Estadual de Cultura; 
  • Articular ações de preservação do Patrimônio junto aos órgãos federais, tais como Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Instituto Brasileiro de Museus; 
  • Articular ações de memória e preservação do Patrimônio Cultural junto aos Municípios do Estado do Paraná;
  • Promover ações de valorização do Patrimônio Cultural, para os diferentes públicos e regiões do Estado;
  • Propor, incentivar e orientar pesquisas e preservação do Patrimônio no Estado;
  • Promover e incentivar ações educativas nas áreas de museus e patrimônio cultural, histórico e artístico do Estado, material e imaterial.

 

Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM) 

A Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM) foi criada para gerir o Sistema Estadual de Museus (SEM-PR). Ambos foram instituídos pela Lei n° 9.375 de 24 de setembro de 1990.

Com o objetivo de promover a articulação entre os museus existentes no Estado do Paraná e desenvolver programas de assessoria técnica na área da museologia, o SEM-PR promove exposições, programas de capacitação de recursos humanos, intercâmbio com entidades congêneres e projetos voltados aos interesses da comunidade.

O estabelecimento e consolidação de políticas públicas para os campos do patrimônio cultural, da memória social e dos museus visam à democratização das instituições e ao acesso aos bens culturais. 


Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC) 

A Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC) é encarregada dos assuntos relativos ao patrimônio cultural material e imaterial do Paraná, concernente ao patrimônio histórico, artístico, cultural, arquitetônico, arqueológico, etnográfico, paisagístico e aos saberes e aos fazeres (Lei Estadual nº 1211/53 e Decreto nº 4841/2015) e com ações regulamentadas pelo Decreto nº 8.352/2021.

Entre as atividades desenvolvidas pelo CPC estão: 

  • Ações visando o tombamento e a gestão do patrimônio cultural tombado ou de interesse cultural, por meio de medidas voltadas à sua preservação, conservação, recuperação e valorização;
  • Orientação técnica aos municípios paranaenses quanto à instituição de atos legais e administrativos, bem como o incentivo ao desenvolvimento de ações, que visem a identificação, preservação e conservação do patrimônio cultural de natureza material e imaterial;
  • Implantação e coordenação do Programa Estadual de Valorização do Patrimônio Imaterial, visando a implementação de política específica de inventário, referenciamento e valorização do patrimônio cultural do Paraná; Desempenho de atividades relacionadas ao suporte técnico, administrativo e operacional ao Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico - CEPHA nas questões referentes ao patrimônio cultural do Paraná;

Maiores informações no site: www.patrimoniocultural.pr.gov.br