Diretoria de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura (DAFIC)

A Diretoria de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura (DAFIC) tem como objetivo atuar no desenvolvimento das dimensões simbólicas e econômicas da cultura. É responsável pela coordenação e implantação do Sistema Estadual de Cultura no âmbito do Estado do Paraná e também por assessorar os municípios paranaenses na implantação dos componentes do Sistema Municipal de Cultura. 

Dentro da Secretaria de Cultura, a DAFIC tem o importante papel de realizar estudos e formular políticas públicas de apoio, fomento e incentivo à cultura, além de coordenar o Plano Estadual de Cultura do Paraná (PEC/PR). 

Fazem parte da Diretoria de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura as seguintes Coordenações: 


Coordenação de Fomento e Incentivo à Cultura (CFIC)

A Coordenação de Fomento e Incentivo à Cultura atua com foco na proposição e no estímulo de políticas públicas culturais por meio de programas de incentivo, elaboração e divulgação de editais para inscrição de projetos, conforme o regulamento específico vinculado ao Programa Estadual de Incentivo à Cultura - Profice.  

A CFIC também atua no planejamento, coordenação, execução e supervisão das atividades de análise, avaliação e aprovação de projetos culturais, além de prestar orientações técnicas sobre o Profice a empresários e contadores, visando ampliar os incentivos ao programa. 

Outras frentes de trabalho dessa coordenação são: o planejamento de atividades destinadas à formar produtores culturais, em especial no que se refere à elaboração e gestão de projetos culturais relativos aos programas da pasta.

 

Coordenação de Desenvolvimento da Economia da Cultura (CDEC)

A Coordenação de Desenvolvimento da Economia da Cultura fomenta e apoia a diversidade das expressões culturais. Tanto no que se refere à produção de cultura quanto à divulgação e fruição de produtos culturais, realização e apoio às atividades que contribuam para valorizar artistas paranaenses e suas obras.

A coordenação assessora os municípios na formulação de políticas públicas de difusão cultural e artística, bem como de políticas culturais afirmativas, integração dos esforços públicos e privados, implementação de projetos na área da economia da cultura, proposição de políticas de apoio ao desenvolvimento, valorização e comercialização do artesanato paranaense, a partir de diretrizes estaduais para o desenvolvimento econômico. 
A CDEC articula em prol do desenvolvimento social, econômico e artístico dos setores artístico-culturais em todo o território paranaense. Realiza atividades que possibilitam a convivência da população com as artes, promovendo o interesse pela cultura, o incentivo e o apoio ao cooperativismo, associativismo e formalização no âmbito da economia cultural. Essas ações são formas de fortalecer iniciativas de desenvolvimento local e regional, sempre de maneira inclusiva e sustentável. Por fim, promove também cursos de capacitação e aperfeiçoamento e proposição de políticas culturais afirmativas. 

 

Coordenação do Sistema Estadual de Cultura (CSEC) 

Por meio de diferentes estratégias de comunicação e interação, o objetivo da Coordenação do Sistema Estadual de Cultura é fortalecer as políticas públicas de cultura. A CSEC tem o papel de promover o programa Ciclo de Diálogos com os Municípios e assessorar os municípios paranaenses na implementação do Sistema Municipal de Cultura.

A coordenação articula, incentiva e orienta os municípios para o cadastramento de dados no Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC) - importante ferramenta para elaboração do Mapa Cultural Paranaense, que reúne informações georreferenciadas sobre territórios criativos, lugares, grupos e fazeres culturais, materiais e imateriais, equipamentos, agendas e manifestações culturais. A gestão desses indicadores é fundamental para avaliar e monitorar o impacto das políticas públicas de cultura desenvolvidas pela SEEC. 

A CSEC também é responsável pela gestão do Programa Estadual de Formação e Qualificação para a área Cultural (PEQ.Cultura), em transversalidade com as demais coordenações da SEEC. Acompanha e monitora, junto às coordenações responsáveis, as ações e metas da Secretaria decorrentes de Planos Setoriais.