Com entrada gratuita, acessibilidade e Guta Stresser, Guaíra recebe “Os Analfabetos” 20/03/2024 - 11:33

A Cia. À Curitibana apresenta nesta sexta, sábado e domingo (22, 23 e 24) no Auditório Glauco Flores de Sá Brito, o Miniauditório do Guaíra, a peça "Os Analfabetos". O elenco do espetáculo, que está sendo produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, é composto por Guta Stresser, Stella Mariss, Guenia Lemos, Gabriel Gorosito, Elisan Correia, e Anderson Fregolente. A entrada é gratuita.

O tema do trabalho é a incomunicabilidade nas relações humanas e a constante necessidade de adequação aos diferentes papéis ao longo da vida. “Todos nós somos sentimentalmente analfabetos. Como é que nós vamos compreender uns aos outros se nada sabemos a respeito de nós mesmos?", questiona a personagem Mariana, vivida por Guta nessa montagem que é inspirada em obras do sueco Ingmar Bergman e do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues.

A direção da peça, que faz sua segunda temporada em Curitiba, é de Adriano Petermann, com texto de Paula Goja. Depois dessa curta temporada, a peça será apresentada no Festival de Curitiba, no dia 2 de abril, também no Miniauditório.

“'Os Analfabetos' é uma peça de uma linguagem muito fácil, que trata das relações humanas. As pessoas vão reconhecer o que é dito no palco porque, talvez, já disseram em algum momento de suas vidas”, diz a atriz Stella Mariss.

"Os Analfabetos" experimenta uma categoria pouco conhecida entre os instrumentos de acessibilidade disponíveis, que é a dramaturgia inclusiva, que não apenas descreve a cena, mas traz uma abordagem mais poética em forma de texto dramatúrgico. O espetáculo conta com acesso em Libras, com foco não só na tradução do texto, mas na interpretação do que está sendo mostrado.

A companhia também fez questão de dar uma atenção especial aos cadeirantes, facilitando o acesso dessas pessoas e procurando proporcionar um ambiente no qual todas se sintam confortáveis e respeitadas dentro do teatro.

Serviço:

Peça “Os Analfabetos”

De 22 a 24 de março, às 19h

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Rua Amintas de Barros, 70, Centro)

Entrada gratuita. Retirar o ingresso uma hora antes

GALERIA DE IMAGENS