Evento celebra o Dia Internacional dos Povos Ciganos com teatro e outras atividades culturais no Auditório Brasílio Itiberê 09/04/2024 - 17:19

Nesta sexta-feira (12), às 19h, no Auditório Brasílio Itiberê, a Confederação Brasileira Cigana (CBC), Associação de Preservação da Cultura Cigana (APRECI/PR) e Coletivo de Mulheres Ciganas do Brasil (COMCIB/PR) realizarão um evento especial em celebração ao Dia Internacional dos Povos Ciganos, que é comemorado no dia 8 de abril. Além da visibilidade à cultura cigana, essa data traz à tona a importância de combater preconceitos e estereótipos.

Com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Kadosh Arte e Movimento, a iniciativa tem como objetivo promover o reconhecimento, a valorização e a desmistificação da existência dos povos ciganos, fomentar o respeito e o reconhecimento das várias faces da cultura cigana, além de proporcionar entretenimento e cultura.

Iniciando a programação com "Os Assim Chamados Ciganos", peça teatral dirigida por Neiva Camargo, o evento busca manter viva as tradições ciganas e o respeito pela diversidade desse grupo milenar e sua multiplicidade étnica, como os Calon, Sinti e Rom ou Romani.

Além da peça, o programa enriquece o debate temático com uma palestra ministrada por Claudio Iovanovitchi, presidente da APRECI/PR com participação de Nardi Casanova, secretária Executiva Nacional da CBC, seguida de uma apresentação de Alysson Brasil e também uma apresentação de dança cigana com alunas da Kadosh Arte e Movimento sob a orientação de Michele Cas. Para fechar a noite, os realizadores farão um sorteio de uma sessão de leitura de cartas entre os participantes. 

O público interessado pode fazer a reserva por meio dos números (41) 99775-8151 e (41) 99590-5922.

SERVIÇO

Evento em alusão ao Dia Internacional dos Povos Ciganos

12 de abril, 19h

Auditório Brasílio Itiberê - Entrada pela Rua Saldanha Marinho, 240, ao lado da antiga Sala do Artista Popular

Reservas: (41) 99775-8151 e (41) 99590-5922

GALERIA DE IMAGENS