Nova edição do Cinema na Praça levará exibições gratuitas a 144 municípios ao longo de 2024 16/02/2024 - 09:19

O projeto Cinema na Praça segue ampliando sua abrangência pelo Estado. Após três edições realizadas pelo Governo do Paraná, em 2024 será realizada uma edição especial a partir de projetos selecionados pelo Edital Cinema na Praça, viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. As primeiras exibições iniciam nesta sexta-feira (16), em Pontal do Paraná, no Litoral, na Praça da Praia de Leste, Av. Lauro Teixeira Neto, 80.

Serão duas itinerâncias com mostras de filmes nacionais, totalizando 144 municípios atendidos. Com o objetivo de ampliar o acesso do público às produções cinematográficas brasileiras, o Cinema na Praça percorre o Paraná com a carreta-palco transformando praças públicas em cinemas a céu aberto, promovendo formação de plateia e acesso gratuito à sétima arte.

O projeto é produzido em duas frentes. Uma delas pela Messe Produções Culturais, responsável pelo Lote 1 do edital. A carreta-palco passará por 79 municípios paranaenses até 27 de setembro, com a exibição gratuita dos filmes “Minha Mãe é Uma Peça”, com direção de André Pellenz, e “Brichos II - A Floresta é Nossa”, dirigido por Paulo Munhoz. As sessões são às 19 horas e 21 horas.

As cidades são Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Antonina, Morretes, Paranaguá, Doutor Ulysses, Rio Branco do Sul, Balsa Nova, Campo do Tenente, Agudos do Sul, Piên, Nova Santa Bárbara, Assaí, Barra do Jacaré, Carlópolis, Siqueira Campos, São José da Boa Vista, Jaboti, Japira, Guapirama, Jundiaí do Sul, Congonhinhas, Arapuã, Jardim Alegre, Fênix, Quinta do Sol, Luiziana, Janiópolis, Rancho Alegre d´Oeste, Francisco Alves, Esperança Nova, Pérola, Cafezal do Sul, Perobal, Xambrê, Tapejara, Tuneiras do Oeste, Marilena, Nova Londrina, Tapira, Cidade Gaúcha, Indianópolis, Guaporema, Mirador, Planaltina do Paraná, Nova Aliança do Ivaí, Tamboara, Paranapoema, Santa Inês, Lupionópolis, Cafeara, Guaraci, Santa Fé, Flórida, Munhoz de Melo, Jaguapitã, Pitangueiras, Astorga, Iguaraçu, Sabáudia, Mandaguari, Floresta, Ivatuba e Presidente Castelo Branco. Os endereços serão divulgados ao longo dos próximos dias neste link.

Já a Casa do Verbo Assessoria Cultural, que também foi contemplada pelo edital da Lei Paulo Gustavo, será responsável pelo Lote 2 do edital e levará cinema gratuito a espaços públicos de 65 municípios paranaenses. Alguns filmes pré-selecionados foram “O Palhaço”, que tem direção de Selton Mello, e “Maria do Caritó”, dirigido por João Paulo Jabur. Também serão exibidas as animações “Lino - Uma Aventura de Sete Vidas”, de Rafael Ribas, e “As Aventuras do Avião Vermelho”, que se baseia em livro de Érico Veríssimo e é dirigido por Frederico Pinto e José Maia. As sessões são às 19 horas e 21 horas.

Nesse caso, as exibições vão de 27 de fevereiro a 21 de julho na Lapa, Antônio Olinto, São Mateus do Sul, Ipiranga, Ortigueira, Tibagi, Sengés, Ventania, Porto Amazonas, São Jorge d'Oeste, São João, Verê, Itapejara d'Oeste, Bom Sucesso do Sul, Mariópolis, Barracão, Bom Jesus do Sul, Salgado Filho, Manfrinópolis, Nova Esperança do Sudoeste, Enéas Marques, Sulina, Saudade do Iguaçu, Foz do Jordão, Cruz Machado, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Ampére, Pinhal de São Bento, Santo Antônio do Sudoeste, Pranchita, Bela Vista da Caroba, Realeza, Pérola d'Oeste, Planalto, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Santa Lúcia, Boa Vista da Aparecida, Três Barras do Paraná, Diamante do Sul, Guaraniaçu, Campo Bonito, Ibema, Catanduvas, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Missal, Entre Rios do Oeste, Santa Helena, Diamante d'Oeste, São Pedro do Iguaçu, São José das Palmeiras, Ouro Verde do Oeste, Formosa do Oeste, Jesuítas, Iracema do Oeste, Tupãssi, Quatro Pontes, Pato Bragado, Mercedes, Nova Santa Rosa, Maripá, Palotina, Terra Roxa, Guaíra, Cafelândia, Corbélia, Anahy, Iguatu, Braganey e Altamira do Paraná. Os endereços serão divulgados ao longo dos próximos dias neste link.

COMO FUNCIONA – O cinema itinerante funciona com uma carreta baú equipada com um moderno sistema de exibição cinematográfica. A estrutura conta com painel de Led para exibição dos filmes, iluminação e sistema de som. O caminhão ficará estacionado em locais públicos para a exibição dos filmes.

Como medida de acessibilidade, as projeções dos filmes terão equipamentos para audiodescrição e tradução em libras para pessoas com deficiência visual e também legendas descritivas para pessoas com deficiência auditiva. Além disso, haverá acessos e assentos reservados para cadeirantes.

GALERIA DE IMAGENS