Secretaria de Estado da Cultura assina cooperação técnica com Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e promove a democratização do conhecimento 27/03/2024 - 19:33

Na tarde desta quarta-feira (27), a Secretaria de Estado da Cultura recebeu representantes da Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná para o ato solene de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as entidades com o objetivo principal da disponibilização on-line do acervo do Instituto por meio da Biblioteca.

Com a visibilidade da BPP, uma das maiores bibliotecas públicas do Brasil, o Instituto disponibilizará sua biblioteca, mapoteca, pinacoteca, coleção de fotografias históricas e outros diferentes materiais referentes a todo o território paranaense e também a São Paulo enquanto província. Com a incorporação do acervo no sistema Pergamum, utilizado pela BPP, a iniciativa aumentará em 10% o acervo da Biblioteca Pública do Paraná.

“O propósito é facilitar o acesso desses dados fundamentais para a cultura, para a educação e para o povo. Essa iniciativa certamente vai beneficiar todos os pesquisadores, pesquisadoras e a população em geral interessada na história do Paraná”, diz a secretária de Estado da Cultura Luciana Casagrande Pereira, ao enfatizar o compromisso do governo em apoiar iniciativas que promovam o acesso à cultura e ao conhecimento.

Durante o evento, o primeiro vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e ex-governador Mário Pereira destacou a importância da parceria para preservar a história e a cultura do estado, tornando o acervo do instituto acessível a um público mais amplo: “É mais que uma forma de garantir que o patrimônio cultural seja compartilhado com todos os que tenham interesse em conhecer mais sobre nossa história. Essa colaboração nos reverte um sentimento de utilidade que nos traz muita felicidade”.

Entre as duas instituições, está a vocação da democratização do acesso ao conhecimento e excelência de informações. "A Biblioteca ganha como um parceiro, um primo, um irmão do seu acervo pessoal", enfatizou Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná. "A incorporação do acervo é uma conquista para a população, para a comunidade, para a sociedade. Essa soma de esforços é muito salutar", conclui.

CENTENÁRIOS - Fundamentais na salvaguarda e na difusão do conhecimento, ambas as instituições são centenárias: a Biblioteca Pública do Paraná completou este ano cento e sessenta e sete anos de existência, enquanto o Instituto Geográfico do Paraná completará no próximo mês de maio cento e vinte e quatro anos de fundação.

PRESENÇAS - O momento solene de efetivação desse termo também contou com a presença de autoridades importantes do Instituto, incluindo o segundo vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Fernando Fontana, e o escritor, historiador, farmacêutico, gestor público e cadeira 12 da Academia Paranaense de Letras, Ernani Costa Straube.

GALERIA DE IMAGENS