Com recursos da Lei Paulo Gustavo no Paraná, festival reúne cultura popular paranaense em Adrianópolis 07/05/2024 - 16:22

A diversidade e a riqueza da cultura popular do Paraná serão destaque do festival Encontro de Tradições, que ganha sua quarta edição nos dias 16 e 17 de maio, com entrada franca, em Adrianópolis (a 130 quilômetros de Curitiba). O evento traz linguagens como música, dança, artesanato, fotografia e até um baile de Fandango no encerramento. No dia 16, quinta-feira, ocorre das 9h às 18h, e no dia 17, sexta, das 9h às 22h.

O festival Encontro de Tradições tem produção da Olaria Projetos de Arte e Educação, com apoio da Prefeitura de Adrianópolis e realização da Lei Paulo Gustavo – Paraná, Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, e Ministério da Cultura – Governo Federal.

No total, serão 12 apresentações de grupos que vêm de várias regiões do Estado, além de cinco exposições e três oficinas e vivências. A programação acontece em uma tenda montada ao lado do Ginásio de Esportes de Adrianópolis (Rua Alcides Dias Batista s/n – Centro).

Entre os grupos e mestres tradicionais que participam, estão: o Grupo Escola de Capoeira Saber Ancestral (Curitiba), Boi de Mamão da Associação Mandicuera (Ilha dos Valadares), Bumba Meu Boi do grupo Anjos da Guarda (Maringá), Fandango com Mestre Aorelio e Grupo Mandiquera (Ilha dos Valadares), Grupo Cultural Indígena TÃNH PRÁG, Terra Indígena Rio das Cobras (Nova Laranjeiras). Haverá ainda oficinas e vivências sobre culinária quilombola, sementes crioulas e grafismo indígena, além de uma feira de artesanato.

As exposições que serão apresentadas durante o evento abordam diferentes manifestações e etnias que formam o Paraná, com os temas Retratos da Congada Ferreira (da Lapa), Trajes Ucranianos do Grupo Vesselka (de Prudentópolis), painéis pedagógicos sobre o projeto Tocadores na Escola e uma retrospectiva das outras três edições do Encontro de Tradições.

Neste ano, haverá uma homenagem à mestra Clarinda Andrade de Matos, liderança popular que faleceu recentemente e importante guardiã das tradições culturais do quilombo de João Surá, uma das comunidades quilombolas da cidade de Adrianópolis. Entre as ações da homenagem está a exposição Mestra Clarinda, que integra a programação do evento e será doada à Comunidade Quilombola de João Surá.

No encerramento do dia 17 acontece um baile de fandango com o mestre Aorelio e seu grupo Mandicuera, ensinando os passos desta dança tradicional e convidando todos para fandanguear junto com os integrantes.

HISTÓRIA CULTURAL – O Encontro de Tradições surgiu em 2017, com uma primeira edição em Antonina, reunindo artistas e grupos de todo o estado. Em 2019, teve uma segunda edição em Palmeira e, em 2022, em Curitiba. O evento dá continuidade ao extenso trabalho de documentação da produtora Olaria Projetos de Arte e Educação em divulgar tradições populares ao longo de 26 anos. Todas as edições destacaram importantes manifestações culturais brasileiras, passando por congada, Folia de Reis, Folia do Divino, cantos e danças indígenas, tradições afro-brasileiras e ainda trazendo as tradições de imigração presentes também por aqui como danças ucranianas, tambores japoneses, e outras atividades para toda a comunidade.

A OLARIA – Criada em 1999 em Curitiba, a Olaria Projetos de Arte e Educação realiza projetos artísticos e educacionais. O foco de seus trabalhos envolve culturas populares, patrimônio cultural, educação pela arte e música e dança tradicionais. A cineasta, pesquisadora, professora e produtora Lia Marchi e a professora e produtora Marinardes Marchi fundaram a Olaria há mais de 20 anos. O produtor LM Stein completa a equipe central do Encontro de Tradições ao lado das duas sócias.

Entre outros trabalhos, a Olaria já fez séries televisivas, documentários e livros que revelam tradições populares do Brasil e de Portugal, com especial destaque para o Paraná, passando por temas como o Boi de Mamão, fandango, Folias de Reis até as benzedeiras no interior do Paraná.

SERVIÇO – 4.ª Edição do Encontro de Tradições

Data: 16 e 17 de maio de 2024 – quinta e sexta-feira

Horário: quinta-feira, das 9h às 18h, e sexta-feira, das 9h às 22h

Local: Tenda na rua do Ginásio de Esportes de Adrianópolis