Capoeiristas e demais interessados em suas expressões e saberes, que são Patrimônio Cultural do Brasil e da Humanidade, estão convidados a participar do II Encontro Virtual de Salvaguarda da Capoeira no Paraná. O evento tem início no dia 22 de novembro, a partir das 19h, e vai até o dia 27 à tarde por meio de videoconferência na plataforma Jitsi Meet.
Para participar na própria plataforma basta se inscrever, gratuitamente, preenchendo formulário digital. As vagas são limitadas ao número máximo de 90 participantes por grupo de atividades.
A programação também será transmitida ao vivo pelo YouTube através de dois canais: o canal Cultura Paraná e o canal do Coletivo de Salvaguarda da Capoeira no Paraná.
O encontro é organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial de Cultura (Secult) e ao Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Coletivo de Salvaguarda da Capoeira no Paraná, que é formado por mestres, contramestres e professores de Capoeira de várias regiões do Paraná. Também conta com o apoio da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Estado do Paraná (SECC), por intermédio de sua Superintendência-Geral de Cultura, para sua divulgação e transmissão.
O principal objetivo é difundir os conhecimentos e repassar os saberes relativos à Roda de Capoeira e ao Ofício dos Mestres de Capoeira.
<inserir arquivo da programação, em PDF> conta com oficinas e palestras ministradas por detentores do bem cultural no Estado. As atividades abordarão temáticas como os fundamentos e as dimensões da capoeira, questões raciais e de gênero, trajetórias de vida de mestres, dentre outras.
No sábado (27), último dia do evento, acontece uma mesa de debate sobre as políticas de salvaguarda da capoeira nas várias esferas governamentais, que contará com uma apresentação sobre o processo de revalidação de seu título de Patrimônio Cultural do Brasil, em curso hoje, e também com a participação de um representante da SECC para falar um pouco sobre o Sistema Estadual de Cultura. Também haverá reunião ampliada do coletivo deliberativo de salvaguarda da capoeira no Paraná, com a participação dos seus membros e de mestres oficineiros do encontro.
“O encontro possibilita a participação ativa dos capoeiristas. Assim, podemos dialogar e compreender suas demandas e pensar conjuntamente sobre políticas de salvaguarda da Capoeira no estado”, ressalta o técnico e historiador do Iphan-PR, Juliano Martins, um dos organizadores do evento.
Serviço
II Encontro Virtual de Salvaguarda da Capoeira no Paraná
Data: 22 a 27 de novembro
Horário: a partir das 19h
Inscrições gratuitas pelo formulário digital.
Videoconferência via Jitsi Meet, com transmissão pelo YouTube, no canal Cultura Paraná e no canal do Coletivo de Salvaguarda da Capoeira no Paraná.