Cultura e resistência: programação especial celebra o Mês das Mulheres

Publicação
11/03/2025 - 09:26
Editoria

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março, os espaços culturais administrados pelo Governo do Estado prepararam uma agenda especial. A programação inclui desde mostras, palestras, lançamentos de livros, oficinas e visitas mediadas. 

As atividades ocorrem na Biblioteca Pública do Paraná, no Museu da Imagem e do Som do Paraná, no Museu Paranaense e no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, reunindo escritoras, artistas, pesquisadoras e o público em ações que destacam a força e a diversidade das narrativas femininas.

Confira a programação completa

Biblioteca Pública do Paraná

A Biblioteca Pública do Paraná programou uma agenda especial, a Ocupação Mulheres Arquivadas. As atividades começam no dia 15 (sábado), e seguem até dia 28 (sexta-feira), com uma programação que inclui oficinas, bate-papos e uma exposição sobre escritoras e artistas paranaenses; uma homenagem ao Mês da Mulher.

MULHERES ARQUIVADAS – Trata-se de um projeto de pesquisa pública e estudos sobre a trajetória de escritoras e artistas visuais do Paraná, coordenado por Guilherme Zrenner. Desde 2022, promove ações gratuitas como exposições, oficinas de escrita, pintura, desenho, rodas de leitura, grupo de estudos e falas abertas. Para saber mais, acesse o instagram: @mulheresarquivadas.

"Mulheres que circulam pela cidade" – A exposição historiográfica “Mulheres que circulam pela cidade’’ celebra 48 mulheres da cidade, 24 de literatura e 24 de artes visuais. O percurso da exposição é celebrar a produção de mulheres que estão vivas e produzindo na cidade, possibilitar a homenagem de nomes mais antigos e visibilizar novos.

Período: 15 de março a 5 de maio

Horário: 8h30 às 20h

Local: Hall Térreo

Mesa de abertura “Mulheres que circulam pela cidade” – Mesa de conversa com as artistas Bruna Alcântara, Pretícia Jerônimo e Cris Pagnoncelli, e as escritoras Jo Macário, Nicklaine Rodrigues, Julia Raiz e Maria Vitória; a mediação é de Gui Zrenner do Projeto Mulheres Arquivadas. O bate-papo irá abordar a trajetória das convidadas e refletir sobre o lugar da mulher na sociedade e na arte atualmente.

Dia: 15 de março (sábado)

Horário: 10h às 12h30

Local: Hall Térreo

Escrever presença: Prática de poesia e performance – Oficina realizada por Luna Madsen, escritora, mestranda em estudos literários pela UFPR e membra do Coletivo Membrana. 

Dia: 20 de março

Horário: 15h

Local: Sala de Reuniões, no 2.º andar

Mulheres e tradução – Mesa de conversa – Mesa com as tradutoras Ana Appel e Emanuela Siqueira, mediada por Helena Maia, mestranda em tradução.

Dia: 21 de março (sexta-feira)

Horário: 18h

Local: Hall Térreo

Cartografias da memória: o registro de si na arte das mulheres – Oficina realizada pela artista visual Ximena Seidel.

Dia: 22 de março (sábado)

Horário: 10h

Local: Sala de Reuniões, no 2.º andar

Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos – Mesa de conversa – Com as artistas visuais Laura Ridolfi, Tatiana Amaral, Iara Maica e Luisa Covolan, mediada por Ana Camargo, fotógrafa e produtora cultural.

Dia: 25 de março (terça-feira)

Horário: 18h

Local: Hall Térreo

Escritas dissidentes - Mesa de conversa – Com Mercuria, editore na Demonia Editora, Be rgb, tradutore, e Hell, escritore, mediada por Daniele Rosa, participante do Coletivo Membrana.

Dia: 26 de março (quarta-feira)

Horário: 18h

Local: Hall Térreo

Mulheres amarelas e narrativas de memórias – Mesa de conversa – Com as escritoras Marilia Kubota e Rafaela Tavares Kawasaki, mediada por Tayna Miessa, artista visual e produtora cultural.

Dia: 27 de março (quinta-feira)

Horário: 17h

Local: Auditório

Mulheres negras e escrevivências – Mesa de conversa – Com as escritoras Rosane Arminda, Jo Macário e Gizele Carneiro, mediada por Yohana Rosa, doutoranda em antropologia e estudos étnico-raciais.

Dia: 28 de março (sexta-feira)

Horário: 10h

Local: Hall Térreo

Museu da Imagem e do Som do Paraná

Palestra com Ana Paula Peters sobre Stellinha Egg – O MIS-PR terá palestra de Ana Paula Peters sobre a atriz, pesquisadora e intérprete da música brasileira Stellinha Egg. O debate também traz a história das cantoras de programas de rádio, a repercussão da música brasileira no exterior e a visibilidade das mulheres que atuam na música brasileira. São 40 vagas gratuitas e com certificação pela Escola de Gestão do Paraná. Inscreva-se pelo formulário neste link.

Dia: 11 de março (terça-feira)

Horário: das 17h30 às 19h

Local: Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro, Curitiba – (Museu da Imagem e do Som do Paraná)

Oficina de Colagem e intervenção – Com um passeio pelos lambes colados no Museu da Imagem e do Som do Paraná, serão promovidos diálogos sobre a temática da série exposta e as diversas técnicas artísticas, como dadaísmo, surrealismo, cubismo e lambe. A partir de fotos das coleções de Guilherme Glück, Dario Velloso, Stelinha Egg, além de outras relíquias do antigo estúdio de fotografias Foto Brasil, Bruna Alcantara propôs um diálogo entre o passado e o presente com frases expressivas e sarcásticas que denunciam violência, coerção e assédio às mulheres.

Para participar, é necessário efetuar o pagamento de R$ 60 para a chave-pix da Associação dos Amigos do MIS. 

Chave pix: 26171337000155

Tipo de chave: CNPJ

O comprovante deve ser enviado no e-mail: educativomis@seec.pr.gov.br

Além disso, é necessário preencher o formulário de inscrição  

Dia: 14 de março (sexta-feira)

Horário: das 14h às 16h

Local: Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro, Curitiba – (Museu da Imagem e do Som do Paraná)

Roda de conversa: A história da minissaia e a revolução feminina – O Museu da Imagem do Som promove, no mês da mulher, a história da minissaia, um ícone da moda nos anos 1960. A roda de conversa tem como convidadas a escritora, educadora e poetisa Nísia Floresta, considerada pioneira do feminismo no Brasil e a Mary Quant, estilista britânica, que popularizou o estilo da minissaia. São 30 vagas com inscrições gratuitas pelo formulário deste link.  

Dia: 27 de março (quinta-feira)

Horário: das 14h às 16h

Local: Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro, Curitiba – (Museu da Imagem e do Som do Paraná)

Mulheres no Cinema Paranaense – Será feita uma mediação sobre fotografia e cinema a partir dos objetos tridimensionais da exposição permanente “Sinestesia dos Objetos”, que inclui máquinas fotográficas, filmadoras, moviolas e projetores. Em seguida, os participantes podem assistir a curtas-metragens no miniauditório do MIS-PR, encerrando o evento com um bate papo dedicado às mulheres no cinema paranaense. São 20 vagas com inscrições gratuitas que podem ser feitas por este formulário.

Dia: 28 de março (sexta-feira)

Horário: das 14h às 16h

Local: Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro, Curitiba – (Museu da Imagem e do Som do Paraná)

Museu Paranaense 

12 a 14/03 e 19 a 21/03, quartas a sextas-feira, das 14h às 17h

OFICINAS – “Um Dia por Vez: Narrativas Migratórias e seu Fazer Mundo”

Em parceria com a Cáritas-PR, o MUPA oferece uma residência artístico-pedagógica em dança, que tem como objetivo estimular a expressão corporal e escrita para abordar questões como violência de gênero, autobiografia, memória e emancipação. O projeto foi selecionado pelo Edital Paulo Gustavo de Apoio à Retomada.

As oficinas serão conduzidas pela arte-educadora Patrícia Machado e a artista e professora Renata Roel. A ação é voltada para mulheres em situação de migração e refúgio em Curitiba, mas está aberta a toda a comunidade gratuitamente. As inscrições são feitas pelo link.

Dia: 12 a 14 de março e 19 a 21 de março (quartas a sextas-feiras) (domingo)

Horário: das 14h às 17h

Local: R. Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba (Museu Paranaense)

MOSTRA DE PROCESSO – Como desdobramento das oficinas, será realizada uma mostra de processos aberta ao público, para que as participantes compartilhem as experiências vivenciadas nos encontros.

Dia: 23 de março (domingo)

Horário: das 10h às 12h

Local: R. Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba (Museu Paranaense)

VISITA MEDIADA – Circuito “Nos olhos das mulheres: transversalidades e horizontes possíveis no acervo do MUPA” – Inspirado no pelo poema “A noite não adormece nos olhos das mulheres”, de Conceição Evaristo, esse circuito dá visibilidade a algumas das artistas em exposição que ajudam a construir a narrativa contemporânea do MUPA, como Clara Moreira, Wanda Hanke, Fernanda Castro, Juliana Kerexu, Josi Souza, Kokodjy Kayapo, Isis Gasparini e Fernanda Santiago.

Partindo de uma construção reflexiva e crítica do trabalho dessas artistas, o Núcleo Educativo do MUPA propõe uma mediação que reflete sobre o papel do museu na construção de um imaginário social e histórico das mulheres, em diálogo as trajetórias individuais e coletivas dos participantes. As mediações são voltadas para o público adulto e não necessitam inscrição para participar.

Primeiro dia: 16 de março (domingo), das 10h às 12h30

Segundo dia: 22 de março (sábado), das 14h30 às 16h

Local: R. Kellers, 289 - São Francisco, Curitiba (Museu Paranaense)

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)  

 "Somos Este Tipo de Gente" – Na sede Adalice Araújo, a mostra "Somos Este Tipo de Gente" reúne obras de Adão, Francis Rodrigues, Hugo Mendes, Lígia Borba, Livia Fontana, Toni Graton, Glauco Menta e Vaguelis Silva, com curadoria de Emerson Persona e que evidenciam a diversidade e as diferentes poéticas da arte contemporânea.

"A Trama Intrincada do Tempo" – Em exposição no MAC no MON, a artista Guita Soifer apresenta "A Trama Intrincada do Tempo", que traz pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, vídeos e instalações explorando o tempo, a memória e as transformações da matéria, sob curadoria de Agnaldo Farias.

ENDEREÇOS:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel, Curitiba

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

GALERIA DE IMAGENS