Dia do Turista 14/06/2022 - 14:49

Segundo a Organização Mundial do Turismo, agência especializada da Organização das Nações Unidas, turismo é um fenômeno de aspecto social, cultural e econômico diretamente relacionado com o deslocamento de pessoas para lugares fora do seu ambiente pessoal, seja uma localidade próxima, seja até mesmo outro país. Assim sendo, todos nós somos turistas quando viajamos por diversão, conhecemos lugares novos, visitamos outras partes da nossa cidade, vamos para outros estados e países.

Devemos aproveitar o tempo livre para agregar conhecimento e diversão. Se a sós, com amigos ou com a  família. Seja turista! Faça uma lista de lugares que sempre quis conhecer, organize-se, planeje e desfrute de momentos únicos. Viajando para longe ou perto, desfrute da maravilha que é fazer turismo.

Turismo nas proximidades
Falando em viagens curtas a locais próximos, perto de Curitiba, podemos visitar Morretes, Antonina e Paranaguá, indo mais no sentido litoral. São lugares históricos, que guardam fatos e locais importantes para a cultura do Estado. Também temos Vila Velha, parque estadual e sítio arqueológico localizado na cidade de Ponta Grossa, além de muitos outros destinos que podem ser conhecidos percorrendo o Paraná.

Na verdade, até sem sair de Curitiba podemos conhecer inúmeros pontos turísticos, como os parques Barigui, Tanguá, São Lourenço, Jardim Botânico e Francisca Maria Garfunkel Rischbieter; e as praças Tiradentes, Zacarias e Praça do Japão, além é claro, de museus como o Museu do Expedicionário, Museu Paranaense, Museu Casa Alfredo Andersen e tantos outros.

Turismo e cultura
Quando falamos em viagem, o que vem à sua mente? Talvez praias, hotéis, parques, restaurantes, pontos turísticos famosos, etc. Porém, podemos ir muito além! Quando estamos conhecendo novos lugares ou revisitando locais favoritos, podemos e devemos visitar teatros, centros históricos, museus, bibliotecas, galerias de arte e tantos outros ambientes que são fontes abundantes de puro conhecimento e de cultura.

Ao falarmos de cultura, estamos nos referindo às práticas e crenças religiosas, educativas, alimentares, artísticas, lúdicas, além de tantos outros fatores. Logo, cultura pode ser vista como tudo o que podemos conhecer e desfrutar, vivenciar quando assumimos nosso papel de turistas. E indo mais além, não é só sobre cultura, mas da representação dessas culturas, que se denomina patrimônio cultural.

Turismo e economia
Vale ressaltar que para que a prática do turismo ocorra de forma proveitosa, sadia e socialmente justa, é necessário que haja empenho e organização dos gestores culturais e de todos os agentes que estão envolvidos direta e/ou indiretamente nesse processo de tornar acessível todas as manifestações culturais. Segundo dados de estudos do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), o turismo representa uma fatia de mais de 8% da economia no Brasil e gera emprego para cerca de 7 milhões de trabalhadores.

As políticas culturais e turísticas estariam, portanto, desempenhando um papel social e econômico relevante, agindo dentro de uma dinâmica cultural, permitindo uma pluralidade cultural e tornando esses aspectos culturais um diferencial para a atividade turística. Por fim, podemos compreender a dimensão, importância e necessidade do turismo em todos os sentidos como uma forma de comunicação e interlocução cultural.

 

Este texto foi escrito Maxwel Moreira Matoso, estagiário em museologia na COSEM, e revisado pela residente técnica e historiadora Mariana Mayumi Abe Oliveira e pela museóloga Raisa Ramoni Rosa.

 

Referências

 

GÂNDARA, José Manoel Gonçalves. Viabilizando a relação entre a cultura e o turismo: diretrizes para o estabelecimento de políticas integradas entre os dois setores. UESC. 2017. Disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/2/Artigo_35.pdf

MOESCH, Marutschka Martini. O domínio material e conceitual do turismo. Universidade de Brasília. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/2/Artigo_23.pdf

OMT – Organização Mundial do Turismo. Why Tourism? Disponível em: https://www.unwto.org/why-tourism

SAMPAIO, Vanessa. Cresce a participação do Turismo no PIB nacional. Ministério do Turismo. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/cresce-a-participacao-do-turismo-no-pib-nacional

GALERIA DE IMAGENS