Em 2023, o MIS-PR avança em projeto de expansão e é escolhido coordenador de fórum nacional 29/12/2023 - 06:44

O ano de 2023 marcou a continuidade do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) nos trabalhos de diversificação de suas atividades. Durante os últimos 12 meses, o espaço cultural proporcionou uma variedade de eventos, incluindo exposições temporárias, visitas guiadas, oficinas e sessões de cineclube, além da exibição do já expansivo acervo permanente. Ainda neste ano, a instituição foi escolhida para coordenar o Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som até 2028. O processo de expansão do museu prossegue de forma gradativa, e já deu importantes passos no projeto que prevê uma área total de 6.480 m² destinada ao museu.

O MIS-PR reúne interação, pesquisa e imersão na memória audiovisual do Estado, sendo o segundo museu mais antigo do gênero no país. Este espaço cultural desempenha um papel fundamental na preservação e promoção da diversidade artística do Paraná, do Brasil e do mundo.

Em 2023, o museu se destacou com atividades gratuitas e exposições, como “Sinestesia dos Objetos”, explorando a influência cultural dos artefatos tecnológicos; e “O Choro Aqui e em Todos os Lugares”, com imersão na cultura do Choro. O museu também ampliou suas ações de inclusão e ações afirmativas com as exposições Memórias da (R)Existência LGBTI+ no Paraná e Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

A direção do museu se preocupa com a pluralidade dos campos artísticos e do audiovisual no Paraná, e tem organizado ações para democratizar a instituição. "Neste último ano, o MIS consolidou o seu compromisso com uma cultura mais diversa, promovendo exposições e atividades que refletem a multiplicidade artística do Paraná. Foi um ano de abrir as portas para novos públicos, e de consolidar o museu como um espaço acolhedor" , diz Mirele Camargo, diretora da instituição.

O MIS-PR se firma como uma importante instituição museológica brasileira. O museu assume a primeira coordenação do Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, a partir de 2024 até 2028, visando promover a preservação e divulgação do patrimônio audiovisual nacional. O comitê gestor do Fórum inclui museus de São Paulo, Goiás, Ceará e Minas Gerais.

Expansão

Anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a expansão dos espaços físicos do museu prossegue de forma gradual. O terreno em torno do Palácio da Liberdade, prédio histórico tombado e sede do MIS-PR, estava ocupado pela Polícia Civil. Em fevereiro deste ano a Secretaria de Estado da Segurança Pública desocupou o Centro de Triagem, realocando a população carcerária para outras unidades. Com a conclusão do processo de expansão, os espaços devolvidos ao MIS-PR, irão adicionar 4 mil m² à área do museu.

A ampliação de um espaço cultural no coração de Curitiba é uma importante conquista, que promove e resgata a movimentação da região central da capital, a torna mais segura, ressignificando o espaço com cultura.

Atividades Culturais

Próximo de completar 55 anos, em 2024, o MIS-PR abriga um dos mais vastos acervos do gênero na América Latina. São mais de 3 milhões de itens, desde discos de vinil, fotografias, negativos fotográficos, depoimentos, fitas de áudio e vídeo, filmes e documentos. Além disso, o museu exibe uma coleção de objetos de valor histórico, como TVs, rádios, radiolas, vitrolas, máquinas fotográficas, projetores e diversos outros equipamentos audiovisuais.

Além da mostra do acervo permanente do MIS-PR, em 2023 o espaço recebeu as seguintes exposições e atividades culturais:

Mulheres MIS-PR - Representação e Representatividade: Em março, a exposição virtual se dedicou às ações femininas em um resgate histórico das mulheres que ocuparam e ocupam o museu.

  • Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé:  A exposição destacou importantes nomes das matrizes africanas, como o Terreiro do Pai Maneco, Cabana Pai Tomé e Mãe Rosário, e Terreiro Pai Ferro, representados por seus objetos de culto e símbolos imateriais. A mostra foi realizada, entre março e maio de 2023, pelos agentes culturais Kandiero, Aoca Eco Arte, Mandata Preta/Câmara Municipal de Curitiba, em colaboração com o setor de Acervo e Pesquisa do MIS.
  • O Choro Aqui e em Todos os Lugares - Algumas Histórias: Com instrumentos musicais e partituras, a mostra proporcionou uma imersão na cultura do Choro, apresentando uma variedade de materiais relacionados, como coleções de livros, discos, áudios e outros itens de interesse histórico. A exposição remontou a história das pessoas e dos eventos que influenciaram a cultura do Choro, gênero musical brasileiro. Foi exposta uma coleção de painéis celebrando diversas gerações de produtores e artistas envolvidos na produção e disseminação do Choro. 
  • VII Seminário Euro-Brasileiro de Choro e III Encontro de Choro da Unespar: Entre abril e maio de 2023, o MIS-PR sediou o VII Seminário Euro-Brasileiro de Choro e o III Encontro de Choro da Unespar, organizado em parceria com o Clube de Choro de Paris e a Casa de Choro de Toulouse. Os eventos celebraram a expressão artística brasileira do Choro, trazendo músicos e pesquisadores, de dentro e fora do Brasil, para trocas culturais. As apresentações foram abertas ao público, acompanhadas por palestras e oficinas.
  • Memórias da (R)Existência LGBTI+ no Paraná:  O Cedoc LGBTI+ do Grupo Dignidade produziu a exposição que, entre maio e setembro de 2023, remontou o legado da comunidade LGBTI+ paranaense. A curadoria coletiva foi de Alberto Schmitz II, Alex Godoy Padilha de Souza, Maria Victória Ribeiro Ruy e Remom Matheus Bortolozzi.
  • Ação Educativa | Tech Trash - Obsolescência Programada e Consciência Verde: O MIS-PR lançou a campanha Tech Trash, durante a Semana Nacional de Museus, com o objetivo de disponibilizar no museu um ponto de coleta de equipamentos eletroeletrônicos para descarte adequado. Com ação educativa, o espaço recebeu o educador ambiental e engenheiro agrônomo Cassio Angelo Fabri, que apresentou ao público discussões sobre o tema e ensinou maneiras de reduzir os impactos ambientais dos eletrônicos.
  • Sinestesia dos Objetos: Uma exposição de longa duração que indaga sobre o impacto e a magnitude dos objetos e tecnologias em nosso cotidiano. A mostra, lançada em junho e ainda em cartaz, mergulha no acervo tridimensional do museu. Uma proposição que entrelaça narrativas, sensações e épocas por meio de objetos representativos nos domínios da fotografia, televisão, cinema, rádio e discos. A mostra propõe uma reflexão profunda sobre como esses artefatos moldam a sociedade e as experiências culturais e sociais de diferentes gerações.
  • Homenagem a Tiomkin Através de suas Lentes: A mostra prestou homenagem ao cineasta Oswald Dias de Siqueira Filho, o Tiomkin, que deixou um impacto significativo na indústria cinematográfica paranaense. A exposição foi realizada em julho de 2023 durante o 14º Festival de Cinema da Lapa, na histórica cidade paranaense.
  • Lina Faria - Passando a Limpo: O MIS-PR fechou o ano de 2023 com a mostra em celebração da fotógrafa paranaense Lina Faria. A exposição fica em cartaz até 23 de fevereiro de 2024 na Sala Adalice Araújo, que recebeu o MIS-PR para a mostra. Como destaque, a exposição exibe cromos da passagem de Lina Faria pela colônia polonesa de Tomás Coelho,  além de obras de outros projetos de sua carreira, como "Identidade e Intimidade", e registros da vida íntima de mulheres cubanas em "Prisão Feminina". Esta exposição é parte do projeto Memória Viva, uma homenagem a importantes artistas paranaenses vivos. A Sala Adalice Araújo é administrada pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná, localizada no hall de entrada da SEEC: Rua Ébano Pereira, 240 - Curitiba.
  • Setor Educativo: O MIS-PR realizou as tradicionais visitas guiadas para grupos escolares e organizou uma variedade de cursos, palestras, eventos educativos e visitas noturnas ao longo de 2023. Destacam-se a Oficina de Arteterapia, de Vânia Machado; o Aulão de Yoga com Val Brito; e a Oficina de Audiovisual Infantil. Paralelamente, o Setor de Pesquisa atendeu às solicitações de comunidades acadêmicas, além de oferecer consultas sobre o acervo da instituição.
  • Visita Guiada Noturna: Em diversas datas ao longo do ano, o MIS-PR organizou a visitação guiada noturna. A iniciativa proporciona ao público a circulação pelo acervo e exposições.
  • Tons Vizinhos - Quintas Musicais: Em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o MIS-PR tem sido palco de apresentações musicais desde agosto de 2022, visando divulgar o talento dos estudantes e professores dos cursos de música da Unespar/Embap e FAP. Este projeto cria um ambiente de encontro musical, gerando uma movimentação semanal no espaço e atraindo diferentes públicos ao museu, com uma ampla gama de sons que vão desde grupos de choro até duos de cordas ou bandas de rock.

Serviço

Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 - Centro - 80010-180 - Curitiba - PR
(41)3232-9113

Horário de funcionamento:
Terça a sexta-feira: das 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 17h

GALERIA DE IMAGENS