Você sabia que é possível produzir tinta a partir de diferentes colorações de terra? Essa é a proposta do projeto ‘Tom da Terra: Conexões Paraná’, um conjunto de cursos totalmente virtuais e gratuitos sobre a produção de tintas a partir de pigmentos do solo paranaense, para uso em produções artísticas, pintura de casas, artesanato e atividades educacionais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do link até o dia 19 de setembro, com início das aulas em 23 de setembro. O projeto tem o patrocínio das empresas Copel e Ligga, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura.
As aulas serão gratuitas e acontecerão no formato EAD pela plataforma do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com horários assíncronos. Os participantes irão receber até quatro certificados de 40 horas cada, que podem ser utilizados como progressão de carreira, no caso de servidores públicos. Todas as atividades contam com recursos de acessibilidade, com legendagem e tradução em libras nas vídeo-aulas, além de uma configuração para acesso facilitado de pessoas com baixa ou nenhuma visão à plataforma. Interessados de todo o estado do Paraná poderão se inscrever e receberão certificado ao final do curso. Além disso, os professores da Rede Estadual de Ensino que atuam em escolas integrantes dos Núcleos Regionais de Educação de Ponta Grossa e Apucarana receberão um kit com pigmentos e acessórios para serem utilizados em sala de aula com seus alunos.
Os cursos serão voltados ao ensino, prática e a aplicabilidade da tinta da terra, sendo ministrados pelos professores Beatriz Góes (Produção e Aplicação de Tinta de Terra), Carmen Simão (Ambiente Virtual de Aprendizagem), Christopher Santos (Solos) e Elias da Costa (Química das Tintas), além de um curso conjunto sobre Meio Ambiente.
TOM DA TERRA – O projeto Tom da Terra foi criado em 2016 pela arte-educadora paranaense Beatriz Góes, em Ponta Grossa. Nestes oito anos, já foram desenvolvidas diversas ações, como oficinas, pintura de muros em comunidades periféricas, vivências em praças e atividades formativas em escolas e faculdades. Agora, o projeto dá mais um passo com um conjunto de cursos online viabilizados com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura, possibilitando que mais pessoas conheçam a técnica e produzam suas próprias tintas utilizando pigmentos do solo do Paraná. “Levar esse projeto para outros municípios na modalidade EAD permite que a técnica seja cada vez mais difundida, incentivando práticas ecologicamente sustentáveis. Os cursos também permitem o desenvolvimento de uma consciência sobre a importância de valorizar a terra tanto como elemento da natureza quanto como um instrumento profissional”, comenta a idealizadora.
O projeto ‘Tom da Terra: Conexões Paraná’ é uma iniciativa da arte-educadora Beatriz Góes, com produção da Inspire Projetos Criativos e coordenação da Estratégia Projetos Criativos. É viabilizado através do Profice (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná, com patrocínio da Copel e Ligga. O projeto tem o apoio institucional da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), Museu de Ciências Naturais (MCN) e Fazenda Escola, além da Secretaria Estadual da Educação (SEED), através dos Núcleos Regionais de Educação de Ponta Grossa e de Apucarana.
Serviço:
Inscrições abertas para Projeto ‘Tom da Terra: Conexões Paraná’
Inscrições até o dia 19/09 pelo link
Mais informações no Instagram @tomdaterra.parana