Cinemateca recebe mostra de trabalhos da 2.ª edição do L.E.I.A.

O evento é o resultado de cinco meses de pesquisas artísticas conduzidas no L.E.I.A., que consiste em um projeto de extensão vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo, da Universidade Estadual do Paraná
Publicação
16/09/2025 - 11:52
Editoria

Com estreia na noite de 20 de setembro, às 19h, a mostra “Daqui, ali, caracol” acontecerá na Cinemateca de Curitiba e exibirá nove trabalhos audiovisuais realizados no Laboratório Experimental de Interlocução Audiovisual (L.E.I.A.). 

O evento é o resultado de cinco meses de pesquisas artísticas conduzidas no L.E.I.A., que consiste em um projeto de extensão vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo, da Universidade Estadual do Paraná (PPG-CINEAV/UNESPAR). Financiada pela Política Nacional Aldir Blanc, a iniciativa propõe um espaço para a investigação, reflexão e produção na área de Artes, fomentando o acesso e a integração da comunidade aos ambientes públicos e gratuitos da universidade.

Em sua segunda edição, o L.E.I.A. se estruturou a partir de um edital público de seleção, que contemplou nove projetos voltados à experimentação artística na interface do cinema e do vídeo com as artes visuais.

Ao longo do primeiro semestre deste ano, os 12 artistas selecionados participaram de encontros semanais, ministrados pelos professores e curadores Fábio Noronha, Giovanni Alencar Comodo, João Miguel Santana e Vitor Droppa. Das interlocuções entre o grupo e artistas palestrantes convidados, desdobraram-se processos de criação tão diversos quanto similares na não linearidade de seus percursos. “Daqui, ali, caracol” explora, afinal, as potencialidades de uma videografia em vertigem, que curva o próprio cinema, dos sons às imagens, a uma experiência espiralar.

A mostra prevê sessão única de exibição na Cinemateca, com capacidade total de público para 100 pessoas e distribuição de ingressos por ordem de chegada. Além da exibição das produções audiovisuais, o evento envolverá coffee break (18h), performances e roda de conversa, contando com intérprete de Libras e recursos de legendagem descritiva.

Curadores, ministrantes e idealizadores: Giovanni Alencar Comodo | João Miguel Santana | Vitor Droppa

Mentor, curador e coordenador do L.E.I.A.: Fábio Noronha

Produção executiva: Giovanni Alencar Comodo | João Miguel Santana | Vitor Droppa

Artistas: Bruma de Sá e Mauro Gruber | Luiz Moreira | Luc da Silveira | Denis de Medeiros e Roger Covatti | Milla Jung e Cândida Monte | Tobias Costa | Inara Vidal | Codinome Jonas | Ligia Lille

Realização: Laboratório Experimental de Interlocução Audiovisual (L.E.I.A.)

Incentivo: Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal | Política Nacional Aldir Blanc - Fomento

Apoio: LaMusa, LICA, L.EX.Video, L.EX.Foto, La.Perfo, PPG-CINEAV, UNESPAR. 

Serviço: 

Mostra “Daqui, ali, caracol”

Data: 20 de setembro, às 19h

Local: Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco)

Entrada franca

Duração: 134 min

Exibição com legenda descritiva e roda de conversa com intérprete de Libras

 

GALERIA DE IMAGENS