A capital paranaense reúne um dos mais belos e importantes conjuntos arquitetônicos do país, Patrimônio Cultural que representa toda a riqueza, a história e do desenvolvimento da cidade. Para celebrar os 328 anos de Curitiba, lembramos aqui algumas das edificações que compõem a sua paisagem urbana.
1. Palácio São Francisco (@museuparanense): Foi mandado construir por Júlio Garmatter, próspero fazendeiro paranaense, que ali residiu de 1929 a 1936. Depois, foi sede governamental do estado, abrigou o Tribunal Regional Eleitoral e, a partir de 2002, tornou-se a casa do Museu Paranaense. Tombado pelo Patrimônio Cultural em 1986. (Foto: José Ogura)
2. Palácio da Liberdade (@mis_pr): Edificação oitocentista, que segue o ecletismo de gramática neoclássica, sediou por muitos anos o governo do Paraná e, depois, a Secretaria do Interior e Justiça. Em 1989, o Museu da Imagem e do Som mudou-se para o Palácio da Liberdade, onde ficou até 2003, quando o prédio passou por reformas e restauro. O MIS-PR foi reinaugurado em sua sede oficial em 2016. Tombado pelo Patrimônio Cultural em 1977. (Foto: @macarios)
3. Museu de Arte Contemporânea (@mac_pr): Inaugurado em 1918, o edifício foi projetado para sediar a Diretoria de Saúde do Estado. Mais tarde, foi ocupado pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social, que ali permaneceu até 1973, ano em que o edifício foi restaurado para abrigar o Museu de Arte Contemporânea, o Museu da Imagem e do Som e o Conselho Estadual de Cultura. Construído em alvenaria de tijolos, possui estilo neoclássico em dois pavimentos com estrutura moldurada. Atualmente, o prédio do MAC Paraná encontra-se em reforma. Tombado pelo Patrimônio Cultural em 1978. (Foto: Nego Miranda)
4. Teatro Guaíra (@teatroguaira): Inaugurado em 1954, foi projetado por Rubens Meister. Construído em fases, foi considerado concluído em 1974, quando foi inaugurado seu grande auditório. O tombamento do Teatro Guaíra significa o reconhecimento de sua qualidade arquitetônica, de sua concepção singular e inspiração modernista, e aconteceu em 2003. (Foto: Guilherme Pupo)
5. Edficio da Biblioteca Pública do Paraná (@bibliotecapr): Resultante das comemorações do Centenário de Emancipação Política do Paraná, foi construído em apenas oito meses e inaugurado em 1954 pelo presidente Café Filho. Tombado pelo Patrimônio Cultural em 2003. (Foto: @prediosdecuritiba)
6. Museu Casa Alfredo Andersen (@museucasaalfredoandersen): Antiga casa de moradia urbana, tem como ponto de partida a arquitetura eclética com fachada neoclássica. O prédio, que por muitos anos serviu de moradia e ateliê-escola para Alfredo Andersen, abriga, agora, uma coleção de obras e documentos do artista, além de outras exposições artísticas e programação cultural. Tombado pelo Patrimônio Cultural em 1971. (Foto: José Ogura)
7. Gimnásio Paranaense (@cultura_parana): Foi concluído em 1904 o prédio do Gimnásio Paranaense, que viria a ser o Colégio Estadual do Paraná. Em 1965, tornou-se sede da Secretaria do Estado da Educação e Cultura, passando, anos depois, a abrigar a Diretoria de Assuntos Culturais. No estilo neoclássico, hoje abriga a Superintendência de Cultura do Paraná. Tombado pelo Patrimônio Cultural em 1977. (Foto: Ricardo Reinahrdt)
8. Edifício Castelo Branco (anexo ao @MuseuOscarNiemeyer): A história do MON começou em 1967, quando Oscar Niemeyer projetou o que é hoje o prédio principal, inaugurado somente em 1978 e chamado de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco. Em 2002, o edifício deixou de ser sede de secretarias de Estado para se transformar no Novo Museu, como foi inicialmente batizado. Finalmente, o prédio ganhou um anexo, popularmente chamado de Olho, também de autoria de Niemeyer. Tombado pelo Patrimônio Cultural em 2012. (Foto: Guilherme Pupo)
Para mais informações sobre o Patrimônio Cultural, acesse patrimoniocultural.pr.gov.br