EDTG recebeu 13 prêmios no 29º Festival de Dança Mery Rosa. No último fim de semana, alunos também participaram da Mostra Paranaense de Dança
A Cia. Jovem da Escola de Dança Teatro Guaíra ganhou 13 prêmios no 29º Festival de Dança Mery Rosa, que aconteceu entre 19 e 23 de junho em Itajaí. Foram dois prêmios especiais, seis primeiros, três segundos e dois terceiros lugares. Havia cinco categorias para competição e gêneros como balé clássico de repertório, dança contemporânea, jazz e danças urbanas. No último final de semana, os alunos também participaram da Mostra Paranaense de Dança. A Cia. Jovem tem direção de Gylian Dib e supervisão artística de Patricia Otto.
Para o diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, a participação em festivais e mostras de dança é um pilar do projeto educativo da EDTG. “Enquanto instituição pública, temos o compromisso de formar integralmente os alunos. A participação nesses eventos é uma troca entre bailarinos e espectadores - e aproximar a arte do cidadão é uma diretriz do Governo do Estado”, explica.
A diretora da EDTG, Patricia Otto, afirma que a escola é um local de formação e, por isso, participar de festivais e eventos de dança é de grande importância no desenvolvimento de um bailarino de qualidade. “É uma prática pedagógica que faz com que o aluno tenha mais oportunidades, que geram amadurecimento técnico e artístico. É preciso resolver problemas práticos e o trabalho em grupo é importante, observamos o que podemos melhorar, qual objetivo já foi alcançado”. Ela acrescenta isso é fundamental para divulgar o resultado do investimento do Governo do Estado e do Centro Cultural Teatro Guaíra. “Formamos profissionais em dança, mostramos que há caminho profissional na arte”, finaliza.
De Nova York
A aluna da EDTG Ana Cecília Urcichi venceu o Prêmio Especial Melhor Bailarina no Festival de Dança Mery Rosa e ganhou uma bolsa de estudos para a Joffrey School em Nova York. Atualmente a jovem está participando de um curso de verão nessa escola. "A EDTG para mim é tudo. Ela me deixa sonhar e seguir meu caminho na dança. Desde pequena eu sonho em ser bailarina e agora oportunidades fundamentais apareceram para minha carreira. Isso só é possível com o o apoio da Escola, dos professores e do Estado do Paraná".
Festival de Dança Mery Rosa
De grande importância no cenário nacional da dança, está em sua 29º edição. O corpo de jurados é formado por nomes como Cecília Kerche (ex-primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio), Erica Novachi (SP) e Eduardo Menezes (SP).
Mostra Paranaense de Dança
Em seus 12 anos de existência, a Mostra Paranaense de Dança se tornou um dos eventos mais expressivos do gênero no país com um crescimento contínuo a cada ano. Já ultrapassou fronteiras regionais e até nacionais, com inscrições de São Paulo e Santa Catarina e a participação de bailarinos internacionais. Em 2019, teve recorde de participantes, com 2.433 inscritos.
Veja todos os detalhes da premiação no 29º Festival de Dança Mery Rosa:
Prêmio Especial Melhor Grupo Sênior com a coreografia "Keep Going" de Patricia Otto
Prêmio Especial Melhor Bailarina para Ana Cecília Urcichi
1º lugar - Balé Clássico Grupo Sênior
Coreografia Keep Going de Patricia Otto
1º lugar - Balé Clássico de Repertório Pas de Deux Sênior
La Fille Mal Gardée com Ana Cecília Urcichi e Luca Romano Ribeiro
1º lugar - Balé Clássico de Repertório Grupo Sênior
A Filha do Faraó
1º lugar - Balé Clássico de Repertório Pas de Trois Junior
Mirlitons - O Quebra-Nozes
1º lugar e indicação de melhor coreografia - Dança Contemporânea Trio Adulto
Gynous de Maria Luísa Martins
1º lugar - Dança Contemporânea Grupo Adulto
Segredo de Ian Mickiewicz
2º lugar - Solo Feminino Clássico Infantil
Sou onde estou de Patricia Otto com Yasmin Moreira
2º lugar e indicação ao Prêmio Especial Bailarina Revelação - Balé Clássico de Repertório Variação Feminina Infantil
La Fille Mal Gardée com Yasmin Moreira
2º lugar e indicação a Melhor Coreografia - Conjunto Clássico Júnior
Fiori de Sabrina Ortolan
3º lugar - Balé Clássico de Repertório Variação Masculina Junior
Pas Paysan com Murillo Espaires
3º lugar - Dança Contemporânea Solo Feminino Sênior
F#g1 (Fuga) de Lucilene Almeida com Luana Fernandez
Participação na Mostra não competitiva:
Coreografia Concavexo de Daniel Siqueira
Dança Contemporânea Conjunto Adulto
Cia Jovem Teatro Guaíra
Direção: Gylian Dib
Supervisão Artística: Patricia Otto
Ensaiadores: Gylian Dib e Lucilene Almeida
Assistente: Fernanda Milani
Coreógrafos em 2019: Daniel Siqueira, Ian Mickiewicz, Lucilene Almeida, Maria Luisa Martins, Patricia Otto e Sabrina Ortolan.